No módulo de Inspeção de Extintores e GNV, os cadastros de inspeção são laudos de inspeção com os resultados. Ou seja, para um mesmo cilindro, a cada recarga ou reteste será gerado um novo laudo. Desta forma, de modo simples e transparente será possível manter todo o histórico dos clientes.

Atalhos relevantes

Existem alguns atalhos especialmente relevantes para as atividades de Inspeção de Cilindros.

Pasta Faturamento

  • Pedidos de venda – são os pedidos dos clientes, ou enviados por representantes, onde constam os serviços a realizar e opcionalmente os produtos vendidos, se existirem. É possível vincular em um mesmo pedido, por exemplo, um serviço de recarga e um extintor novo a ser vendido ao cliente. Aqui são informados os números de OC originais dos clientes, para registro na nota fiscal. Existem 3 colunas no final do grid de produtos e serviços que indicam o tipo de cilindro ao qual se refere o serviço da linha. Por exemplo: serviços de recarga e reteste são referenciados a um grupo da família de “extintores”. Desta forma, a coluna “tipo de cilindro” será preenchida com o valor “extintor de incêndio”. Desta forma, será liberado o campo “inspeção atual”. Quem digita o pedido de venda deve indicar antes de imprimir qual foi a última inspeção do extintor, utilizando a pesquisa rápida (botão com a seta que aparece na célula em questão), para selecionar o cilindro por selo, local ou cilindro. O mesmo vale para GNV. Só será permitido faturar pedidos onde os itens cilindros de extintor e cilindro GNV estejam com a inspeção atual preenchida, pois isso indica que já passaram pela etapa de produção. Assim ao faturar, serão jogados na nota fiscal também as peças substituídas.
  • Emissão de Notas Fiscais – a partir dos pedidos de venda é possível gerar as notas fiscais de forma bem rápida, puxando inclusive os materiais usados nas inspeções e os registros de OC dos clientes. As Notas Fiscais agora suportam várias páginas, ou seja, serão usadas tantos formulários quantos necessários para imprimir a nota fiscal. O que for informado no campo Complemento, no grid de produtos e serviços, será impresso logo abaixo do item ao qual se refere. Por exemplo: “OC: 55550123”.

Pasta Extintores

  • Inspeção de Extintores – permite cadastrar os relatórios de inspeção dos extintores, vinculando aos selos, e dados do cilindro. Formato de impressão gráfico em PDF.
  • Inspeção de Cilindros GNV – permite cadastrar os relatórios de inspeção dos cilindros GNV. Formato de impressão gráfico em PDF.
  • Inspeção de Mangueiras – inspeção vinculada que permite juntar várias inspeções de mangueiras em um laudo único. Este cadastro simples serve para fazer esta unificação e permitir geração do laudo de mangueiras em PDF, em formato de tabela. A inspeção da mangueira é feita no mesmo cadastro Inspeção de Extintores, mas indicando o tipo de extintor como uma mangueira.
  • Registro de Selos do INMETRO – este cadastro permite que sejam lançados os selos comprados, em lotes, informando número inicial e final da compra, além da data de validade. Os selos vencidos ou cancelados não podem ser usados nas inspeções. Um aviso será emitido quando o usuário tentar esta ação. Os selos não cadastrados não serão bloqueados, pois na etapa inicial de uso do sistema, será preciso dar mais liberdade aos usuários para não bloquear a rotina de trabalho.
  • Registro de Selos Cancelados – permite indicar o número e a data do cancelamento. Cancelamentos normalmente são por inutilização. Selos vencidos são bloqueados automaticamente.
  • Tipos de Extintores – indica se é extintor ou mangueira, e informa os dados, tipos e detalhes sobre cada modelo de extintor, inclusive o material usado na carga.

Roteiro de trabalho para inspeção e vendas

A lista abaixo visa simplificar e dar uma ideia geral do andamento do trabalho desde o início até o final, em uma operação de venda de serviços de inspeção (recarga e reteste).

No Faturamento – entrada do extintor para manutenção

  1. Pedido de venda é lançado pelo responsável. Devem ser indicados os produtos novos vendidos, bem como os serviços relacionados a extintores e GNV que deverão ser executados. Para os itens referentes a inspeções (recarga, reteste), a coluna bem da direita do grid (inspeção atual) deve ser preenchida, para identificar qual é o cilindro ao qual se refere o serviço.
  2. Com o pedido gravado, seleciona-se imprimir, “formato 80 – OS para inspeção de cilindros”. Esta OS conterá todos os dados necessários para o cilindro, identificação do tipo de serviço a realizar, e ainda quando houver na descrição do serviço a palavra “reteste”, será exibido um grid para os resultados do ensaio hidrostático.
  3. A OS impressa vai para a produção.

Na Produção – serviço de inspeção e manutenção na oficina

  1. Após realizados os trabalhos, o funcionário acessa com o o usuário “oficina” a área “Inspeção de Extintores” ou a área “Inspeção GNV”. Clica em “Novo pelo código de barras”. Em seguida será solicitado que indique o código de barras para selecionar a inspeção anterior, e copiar os dados principais do cilindro. O funcionário informa o código de barras (ou passa o leitor de códigos) ou simplesmente digita o número chamado “inspeção anterior” impresso na direita da OS na linha referente a cada item. O sistema irá auto-preencher os dados em tela. Basta alterar os dados necessários, complementar com as informações adicionais e clicar em GRAVAR. Também nesta tela podem ser lançados os materiais usados e a quantidade, para cilindros extintores. Ainda, neste mesmo grid podem ser lançados opcionalmente os seriais das peças, quando houver controle de origem das peças.
  2. Após todos os items lançados, a OS volta para o funcionário do faturamento para ser fechada.

No Faturamento – extintor pronto para faturamento

  1. O funcionário vai em Pedidos de Venda, localiza o pedido referente à OS (vai estar impresso na OS o campo “número do pedido”), vai em “Totais”, “Gerar NF”… vai aparecer uma lista para confirmar os itens a irem para a nota fiscal. Confirme e o programa vai abrir uma nota fiscal preenchida mas não gravada. Complemente os dados necessários, a condição de pagamento, e clique em gravar. Em seguida é só imprimir. Nota: é IMPORTANTE que o campo na nota fiscal chamado “calcular automaticamente” na guia de “Totais” esteja sempre marcado em novas notas fiscais. Ao visualizar notas antigas, este campo ver por padrão desmarcado.
  2. A OS pode ser arquivada.
  3. Os relatórios adicionais podem ser gerados em Consulta Inspeção de Extintores, no ícone de Inspeção de Extintores.

Para compra de materiais

Instruções para lançamento quando se faz a compra do material usado como carga dos extintores. Este material é cadastrado como material no Cadastro de Produtos e Serviços, e é vinculado ao extintor em Tipos de Extintores.

Nas Compras

  1. Vá em Faturamento – Notas Fiscais de Terceiros – este cadastro permite lançar as notas de fornecedores. Basta preencher os campos (já são auto-explicativos) e clicar em Gravar.
  2. Se na NF existem produtos do tipo pó de recarga ou CO2, é preciso registrar os lotes de entrada. Para isso, vá em “Faturamento”, “Lotes de Entrada”. Alí, indique os dados da nota fiscal, o código do fornecedor, e na lista abaixo, os códigos dos produtos, a quantidade comprada e os lotes comprados. Para os casos de pó-químico, onde há o registro de lote + batelada, é sugerido criar uma convenção, do tipo “LXXX-BNNN”, onde XXX seria o número do lote, e NNN o número da batelada.

Relatório de compra de materiais, inclusive CO2 e pó para recarga

  1. Para isso, basta entrar em consulta notas fiscais de terceiros (clica uma vez no ícone notas fiscais de terceiros, e então no botão consultar, na parte superior esquerda da tela), selecionar um dos modelos de relatórios na lista chamada “consulta”, informar os critérios, como intervalo de datas, e os produtos que deseja consultar. Clicar Consultar para ver em tela, ou Visualizar para ver o relatório.

Selos do INMETRO

O sistema de registro individualizado de selos do INMETRO é atualizado quando se faz o registro do Lote comprado. O sistema passa a fazer controle de cada selo: se foi utilizado, se foi cancelado, se não foi utilizado, e se não foi utilizado e está vencido na data de hoje.

A partir disso o sistema monta o relatório de estoque de selos e permite ativar a configuração de alerta de estoque abaixo do mínimo.

  • Em Cadastro de Usuários, notificações, marque “Notificar quando os Selos do INMETRO estiverem com Estoque abaixo do Mínimo”, que ativa o alerta na tela principal para o usuário.
  • Em Configurações Gerais na aba “Extintores” utilize a opção “Estoque mínimo de Selos do INMETRO”, isto indica quando alertar para recompra.
  • Em Consulta Selos do INMETRO o relatório 5 – Estoque de Selos indica a utilização dos estoques de selos.

Um selo só entra no cálculo do estoque de selos se foi primeiramente registrado um lote de selos comprado compreendendo o intervalo.

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