Este manual demonstra de forma resumida, as etapas de configuração e utilização do registro de remessa/retorno de materiais para beneficiamento em fornecedores. Este módulo permite registrar-se os tempos gastos para envio e retorno dos serviços de terceiros, e para quais terceiros foram enviados, além de quais funcionários enviaram/retornaram os materiais.

Para ativar os serviços de terceiro na produção

Os serviços de terceiro poderão ser inclusos de duas formas: como operações realizadas fora (quando houver uma operação interna equivalente e será decidido na hora se será externo ou interno), ou como serviços de terceiros realmente, quando um beneficiamento sempre é realizado fora, sem operação interna equivalente.

Para ativar os serviços de terceiro sobre a produção, é preciso:

  • Atualizar as tabelas padrões do programa, entrando em configurações -> manutenção do banco de dados -> criar tabelas padrões.
  • Criar o grupo “operações terceirizadas” na família 11 (operações terceirizadas).
  • Configurar os serviços de terceiro para estarem neste grupo.
  • Se for uma situação onde uma operação pode ser interna ou ser substituída por um serviço de terceiro durante a produção, no cadastro da operação é preciso configurar “serviço de terceiro equivalente”.
  • Ao gravar uma ordem de produção, conforme o roteiro dos itens, ou a configuração de “desconsiderar roteiro”, o programa irá criar a listagem de operações para cada produto, levando em conta se há serviços de terceiro seguindo as regras acima. Se houver serão listados no mesmo nível das operações porém identificados como “serviço terc”. Se a operação for do tipo “dentro ou fora” da empresa, aparece como operação normal.

Configurações Adicionais

  • Será preciso configurar quais os funcionários que possuem acesso/permissão para enviar ou retornar remessas a terceiros. Para isso, basta ir no “Cadastro de funcionários”, localizar o funcionário em questão, e marcar a opção “Este Funcionário pode enviar ou retornar Serviços de Terceiros para beneficiamento”, e então gravar. Desta forma, quando este funcionário passar o cartão no registro de operações, ele será filtrado quanto ao tipo de ação que pode desempenhar: operações, remessa de serviços ou retorno de serviços.

Cadastro de Funcionários

Cadastro de Funcionários, veja a opção logo acima das observações

Registrando nas Diárias

Na geração das diárias, agora há um campo “Tipo” que identifica se é operação interna, um serviço de terceiros externo ou uma operação com serviço equivalente também externo.

  • Operação Interna: operação normal executada dentro da empresa, serão ativados os campos operador/máquina e o processo é padrão;
  • Serviço de Terceiros: será ativada a opção para selecionar o serviço de terceiro, funcionário responsável pelo envio e terceiro para o qual será enviado. Se a situação da diária for concluída, será ativada a opção para indicar o funcionário responsável pelo retorno.
  • Operação com serviço de terceiro equivalente: se a operação pode ser executada dentro ou fora da empresa, quando for executada fora deve ser selecionada esta opção. Se a operação for interna, será selecionada a opção padrão “0 – operação”. Desta forma, tem-se operações normais, serviços externos e operações que podem ser substituídas “na hora” por serviço extenro. Isso permite inclusive que parte da produção da operação seja interna e parte externa, apenas criando duas diárias.

Desta forma, com esta estrutura, pode-se controlar quando os materiais foram ou voltaram, e para qual terceiro foram enviados. Futuramente o sistema será ampliado para integrar NFs de remessa e retorno.

Cadastro de Diárias de Produção

Cadastro de Diárias de Produção, veja o campo Tipo de Operação

Registro de Operações

Utilizando a interface do Registro de Operação para indentificar Remessas, torna-se mais simples agrupar várias OP para remeter a beneficiamento. Também simplifica o processo de retorno dos materiais.

Para acionar, é simples: basta abrir o registro de operações, passar o cartão e então será ativada a lista “tipo de ação”. Em funcionário sem esta permissão, a lista é desativada e selecionada a opção padrão “0 – Operações”.

a) Para enviar remessa, vá com o “mouse” na lista de tipos de ações, e selecione “1 – Enviar Serviço Terceiro”. Serão listadas todas as operações do tipo serviço de terceiros ou operação com serviço de terceiro equivalente (aquelas que podem ser executadas tanto dentro quanto fora da empresa). A lista também será alterada no sentido de exibir um “checkbox”, ou seja um quadrinho para marcar/desmarcar cada linha, situado à esquerda. Marque tudo que deseja enviar, e clique Iniciar. Será exibida a pesquisa para que o usuário indique qual o Terceiro para o qual será enviada a remessa. Selecione o Terceiro e clique “Ok”. “Cancelar” cancela toda a operação. CUIDADO: ESTA OPERAÇÃO SÓ PODE SER DESFEITA MANUALMENTE, DIRETO NAS DIÁRIAS DE PRODUÇÃO, PORTANTO, MUITA CAUTELA NA HORA DE CONFIRMAR!

    • Nas situações de serviços de terceiro, o campo de incluir operações já iniciadas continua valendo na mesma lógica, porém passa a valer para remessas já enviadas que ainda tenham saldo, ou operações internas parcialmente executadas, que tenha sobrado saldo a ser remetido a terceiros. Assim permite-se ações mistas – por exemplo: em 2 peças, 1 pode ser executada dentro da empresa e outra remetida a beneficiamento fora.
    • Uma operação só pode ser remetida uma vez, ou seja, não está previsto várias remessas de materiais, avaliando o saldo, para uma mesma operação/produto dentro da mesma ordem de produção. Caso a situação da diária de registro seja alterada para “2 – Retrabalho”, o sistema volta a considerar como pendente

e permitir novas remessas, conforme funciona com as operações.

  • Será remetida sempre a quantidade de saldo da operação.

b) Para retornar a remessa, vá com o “mouse” na lista de tipos de ações, e selecione “2 – Retornar Serviço Terceiro”. Serão listadas todas as operações do tipo serviço de terceiros ou operação com serviço de terceiro equivalente, que já tenham sido remetidas a terceiro, e com situação “0 – Pendente”, ou seja, ainda não retornadas. As colunas da lista mudam, listando o número da diária correspondente ao envio e os dados do terceiro fornecedor para o qual foi enviada a remessa.

Basta marcar as remessas que devem ser retornadas e clicar em “F9 = Retornar”. Pronto, as remessas estão retornadas, com a data/hora de hoje e na quantidade remetida.

  • Será retornada sempre a quantidade de saldo da operação.

Registro de Operações

Registro de Operações, veja o campo de tipo de ação, na parte superior direta da tela

Consultando Remessas e Retornos

Para consultar as remessas e retorno, valem as mesmas consultas de diárias de produção, ou seja, na tela de “Consultas Diárias de Produção”, qualquer dos relatórios será sensível aos critérios de “Situação da Diária” e “Tipo de Operação”.

Para filtrar operações normais, basta selecionar “0 – Operação” em “Tipo de Operação”. Funciona como sempre foi.

Para filtrar remessas enviadas a terceiros, basta selecionar “1 – Serviços de Terceiro” em “Tipo de Operação”. Desta forma serão filtradas as diárias de remessa, sendo que a situação funciona da mesma forma: “0 – Pendente” = “Enviada” – “1 – Concluída” = “Retornada”. Retrabalho indicará que a remessa foi e voltou, mas que foi rejeitada e terá que ser feita novamente. Neste caso a operação/serviço de terceiro volta para a fila para ser remetida novamente.

Limitações

As limitações atuais deste processo são:

  • A quantidade de remessa/retorno será considerada o saldo da operação durante o envio/retorno, ficando registrada na volta da remessa.
  • Não é possível indicar a nota fiscal de remessa/retorno que foi utilizada, isto será implementado posteriormente.
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