Este Registro de Produção é um registro simplificado de produção apenas para fins de estoque. Ele está disponível somente na versão Profissional do Rufus Lemure, e serve como introdução ao controle produtivo, permitindo gerenciamento do estoque de estruturas de forma muito simples.
Justamente para permitir a simplicidade no uso, este módulo se fundamenta no uso de estruturas-fantasma, ou seja, apenas o Produto Principal e os Materiais e Componentes utilizados são movimentados no estoque. Os subconjuntos são ignorados e servem apenas para fins de organização estrutural e determinação da quantidade final de cada material.
O objetivo desta tela é fornecer um primeiro contato da empresa com o controle produtivo já na versão Profissional, de forma que seja iniciado o uso das estruturas e o efetivo controle do estoque.
Obs: devido a esta forma de trabalho, os subprodutos que compõe a estrutura, caso existam em estoque físico, no sistema são considerados matérias-primas, ou seja, são contabilizados como se estivessem desmontados em seus componentes.
Funcionamento
Você precisa ter a versão do Rufus Lemure edição Profissional, então ir em Configurações, Cadastros Gerais, aba cadastros, e então ativar a opção “Ativar o Registro de Produção”.
A ferramenta de Registro de Produção é acessada na pasta Cadastros Gerais, da mesma forma que se acessa o Movimento de Estoque. O ícone é chamado “Registro de Produção”.
Uma vez aberta a tela, o funcionamento é muito fácil: basta informar o código do Produto principal e sua quantidade, indicar se é uma informação de Registro de Produção ou de Estorno de Registro, e clicar em Gravar para executar o registro de estoque.
O conceito é que em operações de Registro de Produção, ao clicar gravar, o Sistema irá executar entrada do Produto Principal no estoque, e saída dos materiais. Os subprodutos são ignorados e servem neste caso apenas para contabilizar as quantidades corretas dos materiais. Para os materiais é feita a saída de estoque conforme as quantidades descritas na lista de materiais à direita da tela.
Em caso de estorno, é registrada ação inversa: sai o Produto Principal, e entram as matérias-primas. Para entender isso melhor, basta executar um Registro e verificar a consulta de movimento de estoque para a data de hoje.
OBS IMPORTANTE: para fins de registro e controle, não é permitido apagar movimentos gerados por esta tela, e os estornos geram sempre novos movimentos, portanto é necessário cuidado na hora de baixar, caso contrário será preciso fazer correções de estoque.
ITENS ALTERNATIVOS: para itens alternativos, como no caso de materiais reciclados, basta remover da lista de materiais os itens originais que não seja usados, ou corrigir sua quantidade, e inserir os itens alternativos, como se faz em qualquer parte do Sistema, referente ao uso de “grids” ou tabelas.
Registro de Produção Simplificado
A tela é composta de barra de comandos, área de filtragem com com código do produto e quantidade, painel à esquerda contendo a lista completa da estrutura de forma hierárquica, e lista de materiais filtrados à direita, para determinar quais materiais devem ser baixados.
Obs: os produtos configurados no cadastro para “não movimentar estoque” eliminam os seus materiais respectivos da baixa de estoque (“grid” da direita). Os materiais que também não movimentam estoque são ignorados. Os materiais repetidos ao longo da estrutura são agrupados.
A lógica de trabalho desta tela irá gerar o seguinte fluxo de informações:
- Notas de entrada de fornecedores somam ao estoque de matérias-primas;
- Registro de produção faz baixa das matérias-primas, e entra o estoque do produto acabado;
- Notas de venda para clientes diminuem o estoque do produto pronto;
Assim, de forma bastante simples o Sistema permite controlar estoque das matérias-primas e estoque dos produtos prontos, sem levar em conta os subprodutos e sem criar burocracia desnecessária no uso do Sistema.
Por fim, o momento de executar o Registro de Produção, é quando os pedidos são confirmados na Produção, e são liberados para Faturamento.
Se você consultar o movimento de estoque, no ícone Movimento de Estoque na pasta Cadastros Gerais, verá os movimentos detalhados como “Registro de Produção (Materiais)”, “Registro de Produção (Produto)”, lançados na mesma ordem da lógica de estrutura. Os registros “(Materiais)” reportam saída, os registro “(Produto)” reportam entrada no estoque.