O Registro de Operações é uma ferramenta que permite o apontamento de horas de produção. O apontamento de horas engloba controle de início e fim de operações, separado por funcionário e conforme configurações pelo roteiro de produção. Para identificar os funcionários é utilizado um sistema de cartão de ponto com códigos de barras ou numerais aleatórios para funcionários eventuais.
Este registro permite que a empresa saiba o tempo todo o que está sendo produzido, quando começou e quem está fazendo, o que levará a um controle mais completo do processo produtivo, cálculo de custo-hora mais correto, e organização mais aprimorada do roteiro de trabalho a médio prazo (informação mais exata do tempo necessário a cada operação/produto). Todas estas informações levam à criação de estatísticas e consultas avançadas, como o BI (inteligência artificial para negócios), e incremento da capacidade estratégica da empresa.
Como acessar?
- No Sistema está configurado o usuário produção sem senha. Basta clicar no usuário e clicar ok;
- Este usuário será usado para acessar nos computadores da produção, por qualquer operador;
- Este usuário dá acesso aos ícones “Registro de Operações” e “Operações em Andamento”;
- “Registro de Operações” é a ferramenta que permite o apontamento de horas;
- “Operações em Andamento” permite uma visão rápida de toda a fábrica, indicando quais operações estão sendo produzidas no momento;
O que aparece no Registro de Operações?
Esta tela foi projetada para ser simples e fácil de utilizar em ambiente de “chão de fábrica”. É composta pelos campos listados abaixo.
Campos sempre visíveis:
- Campo onde é digitado ou inserido o cartão, e ao lado o campo onde aparece o nome do funcionário selecionado;
- Botão “Pesquisar”, permite atualizar os dados, buscando novamente no banco de dados;
- Botão “Fechar”, fecha a tela;
- Botão “Voltar”, limpa a tela e volta ao estado original de digitar o cartão.
Quando nenhuma operação está em andamento para o funcionário, aparece o seguinte:
- Botão Iniciar, em verde. Serve para iniciar a operação selecionada na lista logo abaixo (tecla de acesso = F5);
- Opção “incluir operações já iniciadas”, quando marcado exibe as operações que já estão em andamento por outras pessoas, caso desmarcado exibe apenas as ainda não iniciadas;
- Lista de Operações a Iniciar, exibe todas as operações ainda não terminadas e detalhes de suas ordens, filtradas por funcionário e máquina;
Quando uma operação está em andamento para o funcionário, aparece o seguinte:
- Botão Finalizar, em vermelho. Serve para encerrar a operação em andamento (tecla de acesso = F9);
- Detalhes da operação, logo abaixo da frase “Você está executando esta operação”;
- Botão Obs, em amarelo. Serve para exibir observações especiais da ordem de produção (tecla de acesso = F12);
Como usar o Registro de Operações?
Para usar, basta seguir a esta sequência:
1) Informe ou passe o seu cartão no campo “Número do Cartão”. Quando nenhuma operação está em andamento, aparece uma lista de operações não finalizadas. Marcando a opção “incluir operações já iniciadas”, será exibido também o que outros operadores estão fazendo no momento, permitindo iniciar a mesma operação em duas máquinas ao mesmo tempo. Clique na operação desejada (vai marcar em azul) e clique no botão verde Iniciar ou tecle F5.
Registro de Operações, operações disponíveis para iniciar
2) A tela será alterada para a visão abaixo. Ela exibe detalhes da operação em andamento. Quando uma operação está em andamento, sempre que você passar seu cartão, será exibida a tela abaixo. Para ver as observações, basta clicar no botão amarelo, ou teclar F12. Para finalizar a operação, basta clicar no botão vermelho Finalizar ou teclar F9.
ATENÇÃO: existe o campo “esta operação termina o item”, que quando está marcado indica que a produção do item relacionado como “produto” está concluída, e nenhuma outra operação é necessária. Isto encerra a ordem e não permite mais lançamentos de horas. Marque esta opção SOMENTE QUANDO A PRODUÇÃO DO ITEM ESTÁ CONCLUÍDA.
ATENÇÃO 2: quando indicar quantidade produzida = 0, ou inferior ao saldo da ordem, ou marcar a opção “esta operação será continuada”, a operação permanece pendente para ser reiniciada normalmente. Caso contrário ela é fechada e só volta à lista quando informado Retrabalho. Isto deve ser usado normalmente quando você chegou ao final do expediente e continuará no dia seguinte, ou quando há troca de turno e a operação será continuada por outro operador. SEMPRE quando há troca de turno, fim de turno ou parada de uma ordem para produzir outra sem concluir, deve ser marcado para continuar a operação, e informada a quantidade parcial produzida.
Registro de Operações, operação em andamento
3) Ao clicar iniciar, ou finalizar, será pedida confirmação do cartão, para evitar confusão entre funcionários, e que um registre operações no cartão do outro sem querer (quando a tela permanece aberta). Digite ou passe o cartão e clique ok ou tecle Enter.
Esta tela solicita a confirmação do fim da operação. Passe seu cartão ou digite seu código de crachá.
E pronto! O registro de horas no Rufus Lemure resume-se a iniciar e finalizar as operações conforme elas forem sendo executadas. Simples e rápido, porém necessita de alguns cuidados:
- Sempre inicie e finalize as operações dentro do seu turno. Antes de ir embora nunca esqueça de finalizar as operações em aberto, e reiniciá-las no dia seguinte. Isto garante o cálculo de horas correto;
- Para eliminar a necessidade de informar horas e início e fim, o Sistema pega as informações do relógio do computador, ou seja, sempre inicie e finalize nas horas corretas, e nunca “antes” ou “depois”, pois isso acarreta em horas incorretas.
Casos especiais
Existem algumas situações especiais, que devem ser repassadas ao encarregado da produção para acerto, quando necessário.
- O funcionário esqueceu de finalizar a operação no dia anterior – embora o sistema faça um cálculo baseado nos turnos, para garantir a exatidão das informações, é preferível avisar ao encarregado, para que este finalize a operação manualmente com a hora exata.
- Retrabalho – nos casos em que uma operação foi executada, porém acabou-se descobrindo erros e a mesma terá que ser refeita, é necessário informar ao encarregado, para que seja registrado no Sistema que a operação está em RETRABALHO. Desta forma, a mesma vai aparecer novamente na sua fila, para ser reiniciada. Assim o tempo gasto no retrabalho também será contabilizado no total de horas. Nestes casos, a tela “Operações em Andamento” exibe o item indicando situação “Retrabalho”.
Observações
O controle de operações, ainda que permitindo iniciar operações paralelas por funcionário (um funcionário controlando duas máquinas), e permitindo que operações já iniciadas por um funcionário possam ser iniciadas por outro ao mesmo tempo (caso onde há duas máquinas e dois operações executando ao mesmo tempo a mesma Ordem de Produção e operação), limita-se à quantidade de máquinas disponíveis, ou seja, se a operação X só tem uma máquina registrada como apta a realizar esta operação, não serão visualizadas para outros operações mesmo com as opções marcadas, até que a máquina esteja disponível.