A partir da versão de 09-05-2022 o sistema suporta formas alternativas de faturamento do material da carga do extintor de incêndio. Isto foi necessário porque dependendo da cidade e da empresa, é permitido embutir o material da carga no preço do serviço, fazendo baixa de estoque interna da empresa, ou faturar o valor da carga em separado do serviço de recarga/reteste do extintor, fazendo baixa de estoque pela nota fiscal. Foram feitos também alguns ajustes de funções satélites para adequar o uso atualizado.

Observações padrões

Em Cadastros Gerais, Cadastro de Observações agora tem uma opção para indicar “Padrão para Cabeçalhos de Relatórios de Extintores”. Em quase todos os relatórios da tela Consulta Inspeção de Extintores isto será puxado, sendo ignorado apenas nos relatórios que tenham cabeçalhos com informações reduzidas. Não se aplica para mangueiras e GNV, pois são regidos por regulamentos próprios. Em formulários de orçamentos continuam havendo a observação “padrão para Orçamentos” baseadas no mesmo cadastro de Obsevações.

Consulta de Pedidos de Venda

Na tela Consulta Pedidos de Venda, foi adicionado um filtro separado nas opções “3 – Pendentes” e “4 – Parciais” tanto em Situação do Item quanto no filtro de Situação Geral. Anteriormente havia apenas um filtro de “Pendentes e Parciais”, mas isto dificultava em analisar se algum pedido foi faturado parcialmente apenas por esquecimento. Somente pendentes exibe somente os totalmente pendentes, parciais vai incluir tanto itens com saldo parcial quanto pedidos com alguns itens em situação pendente ou parcial.

Também foi adicionado um relatório novo para exibir uma listagem simplificada dos pedidos, desta forma facilita ver a situação dos pedidos em conjunto com o filtro novo. Já havia um relatório simplificado (22) na Consulta Pedidos de Venda, mas incluía dados de representante e cidade. O novo relatório (24) exibe uma consulta mais simples, apenas com os dados básicos: número do pedido, cliente, datas, valor e situação geral. Isto poderá ser usado para verificar no final do dia se ficou algum pedido parcialmente atendido, para saber se era realmente parcial ou se foi esquecido de faturar parte dos itens.

Faixa de Desconto Permitida

No Cadastro de Produtos, em Preços e Custos, já existia um campo para indicar a faixa de desconto para o item. A faixa permitia indicar um desconto mínimo obrigatório até um desconto máximo. Agora foi criada uma configuração, em Configurações Gerais, aba Geral, para indicar o Percentual de Desconto Máximo para qualquer item. Se o desconto máximo estiver em branco não tem limite geral definido.

Desta forma, a sequência será: se tiver faixa de desconto no produto, usa esta, caso contrário usa o limitador de desconto global.

Limitações:

  • A faixa de desconto ou o desconto máximo são bloqueadores, ou seja, não permitem gravar orçamento, pedido de venda ou nf emitida.
  • Para permitir que usuário Mestre grave fora da faixa é preciso ir em Configurações, Configurações Gerais, aba Cadastros e ativar a opção “Permitir que usuário do tipo Mestre grave vendas fora da Faixa de Desconto e Embalagem”.
  • Desta forma se um orçamento precisa ser gravado fora da faixa basta abrir como usuário do tipo Mestre e gravar normalmente.
  • Para permitir que o usuário Mestre autorize a gravação de um pedido fora da faixa, é preciso marcar a opção na mesma tela “Na digitação de Orçamentos e Pedidos de Venda, grifar Preços abaixo da Tabela e Exigir Liberação de Usuário Mestre”.
  • Esta segunda opção, em combinação com a primeira, permite que um usuário comum peça autorização para um usuário Mestre sem precisar sair da tela.

Se estiver fora da faixa ou preço mínimo ao gravar:

  • Em Orçamentos e Pedidos: o sistema pode bloquear ou pedir permissão, de acordo com as opções acima.
  • Em NFs Emitidas: se houver pedido vinculado vai obedecer o preço do pedido sem travar, caso contrário sempre irá travar sem pedir permissão, será preciso gravar a NF como usuário Mestre para fazer NF fora da faixa de desconto ou preço mínimo e sem pedido.
  • Assim, pressupõe que orçamento e pedido precisam de autorização, e que a NF deve ser apenas o desfecho, se tiver vínculo com pedidos e obedece às autorizações prévidas. Se a NF for sem pedido pressupõe exceção e deve ser feita pelo usuário do tipo Mestre.

Importante:

Existem diversas formas de alterar o preço de um item, dependendo do tipo de Cadastro (orçamento, pedido, NF), então para que a faixa de desconto funcione corretamente, é recomendado deixar marcada a opção de configuração em Configurações Gerais, aba Cadastros “Bloquear Alteração do Valor Unitário em Orçamentos de Venda, Pedidos de Venda e Emissão de Notas Fiscais”. Outras situações precisam ser analisadas caso a caso.

 

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