A integração contábil é um módulo extremamente simples de usar, portanto, este manual será bastante resumido.

Este tipo de integração consiste em gerar arquivos em formato próprio, compatíveis com o Sistema Contábil usado pelo Contador da Empresa. Ao receber tais arquivos, contendo livros fiscais, registros de entradas e saídas, etc., o Contador poderá importar os registros, dispensando a etapa de digitação.

Caso sua Empresa possua o módulo de Integração Contábil ativado, conforme algum dos leiautes (formatos) compatíveis com o Rufus Lemure, na pasta “Integração”, irá aparecer o ícone “Integração Contábil”. Como a configuração é pré-definida à partir da Licença, não é necessário fazer maiores configurações.

Para utilizar é só ir na tela principal do Rufus Lemure, pasta Integração, e abrir o ícone Integração Contábil.

Nesta tela informe o intervalo de datas e outras configurações que aparecem, conforme o leiaute e seguindo as instruções em tela, e clique em “Exportar” para gerar os arquivos.

O arquivo poderá ser gerado como um pacote de arquivos compactados Zip ou Rar, ou ainda como um arquivo de texto único, cada formato de leiaute possui um padrão próprio e o sistema avisa quando terminar de gerar, aonde o arquivo foi criado.

Após concluído o processamento é só enviar o arquivo ou arquivos gerados ao seu contador.

Importante: o arquivo não serve para ser enviado ao fisco, seja qual for o leiaute selecionado. Este arquivo sempre é usado para enviar informações ao programa do seu contador, e o programa do contador irá desdobrar as informações em várias documentações e arquivos a serem enviados.

Opções comuns dos leiautes são:

  • “Incluir Dados de NFs de Terceiros” – adiciona no arquivo NFs de terceiros ou contas a pagar, conforme o caso.
  • “Gerar Somente Arquivo de Inventário de Estoque” – ignora o restante do arquivo, gerando apenas a lista de produtos e seu estoque na data final indicada.
  • “Não Validar Classificação Fiscal/NCM em branco” – se o seu leiaute tiver esta opção você pode evitar os alertas que o sistema gera para diagnóstico.
  • “Conta Contábil Padrão” – a conta contábil padrão para produtos e outras situações onde seja exigido. Este campo informa o código dentro do sistema do contador.

Integração Contábil

Integração Contábil, não importa o tipo de integração contábil, selecione o leiaute na lista e indique os parâmetros para geração dos arquivos de contabilidade.

Alguns leiautes reconhecidos pelo Rufus Lemure são:

  • sistema contábil InfoServ – padrão simplificado próprio
  • sistema contábil JB Cepil – usa padrão derivado do Sped Fiscal
  • Sintegra – arquivo de ICMS/IPI das receitas estaduais
  • Sped Fiscal – inclui bloco K se sua empresa possui módulo de produção ou se for marcado para gerar o bloco K como atacado (somente inventário K200)

A tendência é que todos os leiautes sejam centralizados no Sped Fiscal, pois é o leiaute unificado da Receita.

Sobre erros

Em caso de erros de importação por inconsistência de leiaute ou de dados de preenchimento, é importante enviar a nosso suporte a lista de erros para diagnóstico, e se possível cópia do arquivo que gerou os erros. O suporte ao sistema contábil é dado pelo fabricante do mesmo.

Se você tentar importar o arquivo do Sped Fiscal diretamente no aplicativo do Sped irá ver vários erros, pois propositalmente não incluímos alguns registros obrigatórios, dos quais o Rufus Lemure não trata, para forçarmos a que o arquivo sempre seja importado no sistema contábil e analisado pelo contador.

Sped Fiscal

Se você necessita de orientações sobre as configurações e preenchimento de cadastros para o Sped Fiscal, veja o manual de orientações do Sped.

Share This