Este manual resumido descreve o funcionamento geral do Rufus Lemure Sites e explica as principais telas, recursos e funções. O Gerador de Sites do Rufus Lemure foi criado tendo em vista alguns objetivos práticos:

  1. Qualquer pessoa sem conhecimento de webdesign consegue criar e publicar um site institucional, uma página de produto ou uma landing page de marketing.
  2. O usuário do sistema de gestão, acostumado com manutenção de cadastros, reaproveita seu conhecimento para manter o site usando os mesmos princípios.
  3. Os dados ficam separados do leiaute e da decoração, é possível decorar o site de novo sem reescrever o conteúdo, ou alterar o conteúdo sem o risco de estragar o visual.
  4. As atualizações de tecnologia são transparentes, se o gerador atualizar recursos ou fizer upgrade de tecnologia web, basta atualizar o sistema e publicar o site de novo.
  5. O site é incremental, não é preciso reescrever o conteúdo, apenas manter atualizado, e durante renovação de marca ou ajuste de logos e cores ou eventos sazonais, altere apenas a decoração.
  6. A coisa mais importante a considerar no site gerado é a usabilidade, o gerador tenta manter isso saudável – se o visitante não encontra as coisas rápido e onde ele esperava, ele desiste.

Dessa forma o site passa a ser uma propriedade imaterial da empresa, semelhante aos dados do sistema, e pode ser preservado. O Gerador de Sites mantém o projeto em um banco de dados, então basta fazer o backup deste banco de dados.

Futuro:

  • Neste momento o sistema é monousuário e apenas local no seu computador, apenas uma pessoa pode mexer.
  • Em versões futuras serão adicionados um cadastro de usuários e a opção de usar um servidor de dados, semelhante ao funcionamento do Lemure ERP.
  • Também está planejado para versões futuras a inclusão da capacidade de gerar o blog ou notícias da empresa, mas primeiro temos que fazer o cadastro de usuários.
  • Existe uma extensa lista de melhorias que são implementadas ao longo do próximo ano, e de acordo com o feedback dos usuários.

Instalação e atualização:

  • O Gerador de Sites é instalado e atualizado junto com o Lemure ERP, isso foi pensado para ser prático para os clientes de ambos os sistemas.
  • O arquivo do programa gerador é chamado NetSites.exe e está na mesma pasta do Lemure.
  • Por padrão o instalador não cria o atalho para o gerador, apenas para o Lemure, o nosso suporte irá instalar e criar os atalhos conforme o uso e a licença da empresa cliente.
  • A empresa que usa apenas o Sites, sem o Lemure, deve fazer a atualização manual, baixando o atualizador do Lemure direto na seção deste site.

Iniciando

Ao iniciar o gerador de sites é apresentada uma pequena tela com instruções. Clique em Abrir Projeto de Site e localize o arquivo do seu projeto.

  • Como hoje o programa suporta apenas projetos locais, e sem separação de usuários, este arquivo deverá ser aberto apenas no computador da pessoa que altera o site.
  • No contexto do usuário do Lemure ERP, o arquivo de projeto deverá ficar na pasta compartilhada do servidor, onde fique o banco de dados do ERP ou na pasta Dapa do servidor.
  • Mas é importante configurar o atalho do NetSites somente no micro da pessoa responsável por alterar o site, pois este arquivo de projeto não é compatível com multiusuário.
  • Furamente haverá distinção na hora de abrir, para dar suporte ao servidor Sql Server e outros, e digitar usuário e senha.

Nada impede que a empresa tenha uma cópia do arquivo de projeto, para ter duas versões, por exemplo, mas não é recomendado, aos poucos o sistema terá controle de versões dentro do próprio projeto, bem como a possibilidade de criar decorações sazonais, sem precisar mudar o restante do site (previsto para ser implementado ao longo de 2025).

Entendendo as Telas

Ao abrir o projeto, será aberta uma janela maximizada. Essa tela tem um painel de visualização, ou amostra do site, e um painel com os atalhos para os recursos de cadastro e ajustes.

O site é composto por:

  • Barra de menu secundária, fica acima dos menus e pode exibir dados de contato e redes sociais, entre outros.
  • Barra de menu principal, é a barra dos menus para as páginas do site e onde exibe o logo da empresa.
  • Conteúdo, é onde encaixa o conteúdo das páginas do site.
  • Barra de rodapé, a parte inferior onde podem ser exibidos dados resumidos de contatos, textos e endereço.
  • Menu de rodapé, onde repete o menu principal mas usando menos espaço, exibe o resumo da licença, se configurado, e avisos legais.

Os recursos comuns disponíveis:

  • Opções
    • Site: cadastro dos dados do site, domínio www, logo, ícone e imagem de fundo.
    • Aparência: concentra todas as configurações de aparência, comportamento e efeitos do site, são as opções do tema.
    • Menus: permite personalizar apenas os menus do site, normalmente não será necessário, pois os menus são gerados automaticamente a partir das páginas, mas permite alterar coisas como ordem e rótulo, ou ativar alguns detalhes de menus especiais, como itens de contato da barra de menus secundária.
  • Cadastros, são subseções das páginas, os dados daqui serão usados para gerar páginas que pertencem a uma das páginas principais, como uma hierarquia. Por exemplo, o Produto pertence ao Catálogo.
    • Galerias: permite criar galerias de imagens, as galerias são coleções de imagens, e são fixas dentro de cada página, podendo ser ativadas ou desativadas.
    • Produtos: crie o catálogo de produtos e serviços, imagens, detalhes e link para compra em marketplaces.
    • Anexos: é possível anexar imagens e links no rodapé de uma ou mais páginas, como selos e certificados.
  • Páginas, mas páginas é possível informar textos e imagens, elas são o cadastro do conteúdo, e podem ser renomeadas no campo “nome”. Algumas podem ser desativadas.
    • Início: a página home do site, pode ter slides.
    • Sobre: os dados que identificam a empresa, histórico, foto da fachada.
    • Catálogo: a lista de produtos e serviços da empresa, tem opções simplificadas ou pode puxar itens detalhados cadastrados na seção Produtos.
    • Portfólio: pode exibir atuação, cases e amostra de clientes, é onde a empresa mostra aplicações do seu trabalho ou dos seus produtos.
    • Revenda: permite indicar onde comprar, se tem reverendedores, parceiros ou rede de atendimento.
    • Políticas: aqui vão as políticas de privacidade, termos de serviço, licenças de imagens de terceiros e todos os dados jurídicos. O que for exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vai nessa seção.
    • Contato: as opções de contato, fone, e-mail, WhatsApp, redes sociais, endereço.

Cada seção ou página pode ser estilizada, e algumas partes podem ser desativadas completamente ou renomeadas.

Para usar os recursos é fácil e padronizado, por exemplo, abrindo a seção Sobre:

  • Ao abrir Sobre vai abrir uma aba, a aba contém as partes que podem ser cadastradas.
  • Você tem uma barra de comandos, um ícone que quando fica vermelho indica que falta gravar, em um painel de abas com os campos que podem ser alterados.
  • A primeira aba sempre será ID, contendo a identificação da página ou do cadastro.
    • O campo Nome permite alterar o nome da página e do respectivo menu (se não for cadastrado nada na seção Menus). Neste exemplo, se você digitar Fale Conosco no nome, isso será replicado para o menu principal, o nome do arquivo e o link serão convertidos para “fale-conosco” no padrão de url, e aparecerá como Título ao abrir a seção. Deixando em branco ele usa para todos o padrão dessa pagina “Sobre”.
    • O campo Título permite modificar somente o título sem interferir no nome da página ou do menu. Na seção Menus você pode alterar somente o nome do menu, sem alterar nem o título, nem o nome da página. Isso permite uma forma flexível de personalizar o site.
    • Textos e títulos são campos triviais, apenas preencha conforme quiser.
    • Em campos do tipo Destaque ou Diferencial as abas podem ter a opção de selecionar um ícone ou uma imagem ou até ambos.
    • O quadro branco pequeno indica seleção de ícone e basta clicar em cima e será aberta uma pesquisa rápida.
    • O quadro branco maior indica seleção de imagem, e para selecionar ou remover a respectiva imagem você deve usar o menu Imagem na barra de comandos.
    • Cuidado: se você adicionar ou remover uma imagem isso será aplicado imediatamente, o efeito de gravar apenas fará atualizar a tela, bem como gravar qualquer campo de texto alterado. Isso quer dizer que se você remover uma imagem, não tem como voltar atrás, será preciso adicionar de novo. Por isso é recomendado fazer um backup do arquivo de projeto antes de fazer alterações.

Importante: apesar de as seções e os menus poderem ser renomeadas, para não confundir o usuário, dentro do sistema cada seção e página usa sempre seu nome original. Mesmo que você renomeie Contato para Fale Conosco, dentro do sistema os campos continuam se referindo a Contato, apesar de na Amostra aparecer conforme você escolheu.

Ícones: os ícones foram pensados para refletirem a intenção e se integrarem ao visual do site, por isso, se por exemplo você quiser que em um local apareça um avião, pense no conceito do avião, como ele será vai depender do pacote de ícones selecionado, bem como das configurações de tema, como cor de ícone, e do local do site onde irá aparecer, se é um ícone grande ou pequeno. Isso torna o ícone parte dos dados, ele deve ser pensado como “uma mensagem visual” de intenção e não como um item apenas decorativo. Para decoração sem intenção use uma imagem.

Ilustração: cada tela tem a opção de inserir uma imagem inicial de ilustração, que vai aparecer no começo da página em exibição quadrada.

Imagens: As imagens e miniaturas serão recortadas conforme as configurações do tema, isso permite auto ajuste a partir do seu conjunto de imagens, como normalmente você seleciona imagens de uma mesma fonte ou fotógrafo, a tendência é que todas ou a maioria sejam na mesma proporção: 4K, 2K, HD, quadradas, retrato, paisagem, etc. Isso facilita a geralmente não precisar mexer na imagem, apenas anexar e selecionar no tela.

Não é permitido haver duas imagens com o mesmo nome, salvo algumas exceções, onde o sistema aplica um prefixo ou código adicional, mas você será alertado se tentar adicionar uma imagem com um nome que já existe.

Destaques: permitem indicar ícones ou imagens alinhados horizontalmente, com um título e um texto.

Vantagens: permitem indicar ícones ou imagens agrupados em torno de um título, geralmente 4 painéis de titulo, texto e ícone no entorno de um título.

Se um painel de destaque eu vantagem tiver a imagem 1, ele usará a exibição que comporta imagem e oculta o ícone. Caso não tenha imagem 1 será utilizado o formato que exibe ícone ao invés de imagem. Se você quiser que apareça imagem 2 ou imagem 3, é preciso informar a imagem 1. Se você informar imagens + ícones, o ícone será oculto. Essa consistência visual mantém o melhor formado para cada gráfico (ícone ou imagem), e ajuda a evitar que o site fique poluído com excesso de ilustrações.

Ainda, na interface principal há alguns menus que levam a telas sobrepostas:

  • Arquivo, Integrações: onde se configura os scripts externos, como código para exibir o mapa com o endereço da empresa, o token de publicação que permite ao gerador conectar o servidor FTP do site, e as tags de rastreamento, como a gtag do Google Analytics.
  • Arquivo, Publicar (ou barra de ferramentas Publicar): função que permite gerar o site e publicar no servidor de hospedagem.
  • Menu Util, possui atalhos para bancos de imagens populares e outras fontes de recursos que podem ser úteis para você. Lembre-se de ativar o licenciamento das imagens gratuitas na seção Políticas, se for o caso.
  • Menu Exibir, onde exibem menus rápidos para exibir a proporção da tela conforme o dispositivo que você deseja conferir, por exemplo, quer ver como ficará no celular, se os menus e as imagens se ajustam corretamente? Você pode usar a opção “Exibir como celular 400px”. Você também pode redimensionar manualmente os painéis usando o mouse sobre o separador.

Tela Amostra

No painel de amostra será exibido o site aproximadamente conforme será gerado. Você tem uma visualização de textos, imagens, ícones e cores, atualizado sempre que gravar ou clicar em Atualizar Amostra, ou ainda quando importar ou excluir imagens.

Nesta amostra os links ficam desativados e nem todos os recursos são carregados. Uma forma útil de ver exatamente esta amostra no navegador é clicando Exibir, Exibir no Navegador.

Como o objetivo da Amostra é ser rápida, por padrão ela é gerada com apenas 3 imagens em cada galeria (ignora as outras imagens), e as imagens são processadas com qualidade reduzida. Para isso existem duas opções na parte superior da tela de amostra:

  • Atualizar Amostra ao gravar e importar ou remover imagens: se marcado, sempre que gravar a amostra é atualizada. Desmarque se quiser fazer vários ajustes de modo rápido, e ver como ficou só depois.
  • Amostra Rápida: se está marcado as galerias são reduzidas e as imagens são processadas com baixa qualidade.

Tela Site

  • Cadastro do www do site, título, descrição, tags e logos e fundo.
  • Na descrição deve aparecer como você quer que apareça na busca do Google, pense em algo como “Fazemos portões de metal para residências, temos certificado ISO e usamos materiais de alta qualidade.”.
  • As palavras-chave servem para associar o seu site aos mecanismos de busca de uma forma mais direta, insira o que remete ao conteúdo do seu site, separadas por vírgula.
  • Ícone: este ícone quadrado vai aparecer na aba do navegador de internet.
  • Logo: é exibido na barra principal de menus e, se configurado, no rodapé.
  • Fundo: você pode optar por uma imagem de fundo geral a aparece atrás das seções, se a seção vai sobrepror o fundo ou se terá margem para exibir o fundo, vai depender das configurações do tema.

Tela Menus

Esta tela permite personalizar os menus sem alterar o nome nem o título das páginas.

Na primeira aba são exibidos o campo para personalizar ao lado o nome atual da página, que será automaticamente herdado por cada menu. Ao lado é possível definir a ordem de cada menu. Os menus são ordenados pela ordem numérica crescente, ou se isso for omitido ou igual para todos, pela lógica: início, sobre, catálog, portfólio, revenda, políticas, contato. As páginas de detalhes de produtos e detalhes de anexo não são exibidas nos menus.

“Repetir o Menu Principal no Rodapé” indica para colocar uma versão menor do menu principal no rodapé, obedecendo ao formato selecionado de rodapé na tela Aparência.

  • “Título Endereço” pode alterar o título do quadro de endereço que aparece no rodapé, se não estiver desativado.
  • “Título Contato” altera o título do quadro de contato no rodapé.

A depender do formato do rodapé isso poderá ser ignorado.

Tela Aparência

Em Aparência se configura o tema visual do site inteiro. Essa tela tem configurações específicas, como estilo do logo, menu principal, menu secundário, rodapé, além de configurações intermediárias que se referem a páginas do site. Também é possível fazer configuração granular na aba Avançado, onde se pode definir visual e comportamentos em cada quadro de cada página.

A primeira configuração a ser feita é definir a paleta de cores do site.

  • O gerador permite cores de 1 a 9, que normalmente vão corresponder ao esquema de cores do seu logo.
  • No espaço de cada cor de 1 a 9 você seleciona ou informa o código da cor ou seleciona em um painel de cores.
  • Em cada local onde pode configurar uma cor, você terá uma lista para escolher o número da cor, por exemplo, o fundo da barra principal será a cor 8.
  • Isso permite depois trocar a cor de diversas partes apenas alterado a cor selecionada no espaço de cor.
  • Ao mesmo tempo mantém a consistência no esquema, evitando cores fora da paleta escolhida.

A barra principal pode ser um dos tipos de menus normais, na parte superior, ou pode ser do tipo slide, onde o painel de slides ocupa o espaço inteiro da tela e fica embaixo da barra, permitindo efeitos como aumentar e reduzir ou trocar o fundo ao rolar a tela.

Em algumas partes é possível selecionar a fonte, como em títulos e textos. Ao clicar no link azul da fonte será aberta a pesquisa rápida de fontes. O gerador trabalha com uma lista de fontes versáteis, algumas conhecidas fontes CSS de uso seguro (porque são bem difundidas), e fontes gratuitas do Google e outros locais. Optamos por uma amostragem mais enxuta que represente as intenções comuns, como mais sério, mais descontraído, formal, elegante, etc.

Caso seu logo utilize fontes proprietárias, provavelmente você não terá licença para utilizar estas fontes no site, será preciso então achar aquela que fique mais harmônica com o seu logo ou com a temática do site.

Se você deseja uma fonte que não apareça na listagem, contate o suporte e iremos analisar sobre a inclusão da nova fonte.

Na aba Avançado você pode indicar configurações da página, como trocar a cor de fundo, ou de cada conjunto de painéis. Para ativar a configuração é preciso selecionar o item na árvore, então na direita marcar “Personalizar”, então qualquer estilo ou comportamento selecionado neste painel será aplicada nesta seção. Para desligar a personalização é só desmarcar “Personalizar” e gravar.

  • Na primeira aba, a configuração Página Única indica se o site terá várias páginas, ou se junta todo o conteúdo em uma única página.
  • Página única é útil para landing pages, ou site de cartão de visitas, ou com pouco conteúdo, ou sites de marketing, daqueles que parecem um folder e ao clicar o navegador apenas rola para cima e para baixo.
  • Um site de páginas múltiplas é mais útil para sites com mais conteúdos, pois cada seção se torna mais leve, distribui o peso do conteúdo entre várias páginas.

O botão Recarregar na barra de comandos faz a página ser lida novamente e as alterações são perdidas.

Tela Início

A tela início pode ser personalizada para conter um resumo de todo o conteúdo do site.

Em geral essa tela apresenta os slides, mas também pode apresentar um baner, texto e destaques, além de selos especiais.

Os slides podem ser exibidos como quadros no conteúdo, ou podem ser exibidos em tela cheia usando parte do menu principal. Isso é configurado dependendo do tipo de barra de menus seleciona em Aparência, e cruzando uma série de outras configurações que interferem nesse comportamento e aparência, como fundo, sombra, efeitos, etc. Cada slide pode ter título e texto, e é possível destacar o texto.

Os selos são espaços reservados que podem conter links, ideal para colocar, por exemplo, link e miniatura de certificados e licenças da empresa. O selo também pode apontar para uma página do próprio site que tenha anexos no seu rodapé. Assim você poderia centralizar o certificado na página que faça mais sentido e colocar um selo no início para enfatizar.

Tela Sobre

Na aba Sobre você informa os identificadores da empresa, como nome, CNPJ, valores, lembrando que tudo é opcional.

A citação permite dar um destaque diferente a uma mensagem que você queira deixar.

Use os destaques e as vantagens para destacar outras coisas sobre a empresa.

Tela Catálogo

Marque “Ativar Catálogo” para ativar esta página.

O catálogo contém a lista de produtos e serviços da empresa, pode ser uma lista simples, como na aba Catálogo dentro desta tela, ou uma lista detalhada, cadastrando cada item em Produtos.

Tanto a lista simples quanto a lista cadastrada podem ter sua forma de exibição modificada em Aparência, e a lista simples é ideal se você quer apenas listar o que sua empresa faz, sem mais detalhes.

Para adicionar e remover linhas ou alterar a ordem do conteúdo na tabela da lista simples na aba Catálogo, apenas use o botão direito sobre a tabela, abrirá um menu de contexto com as opções.

Você ainda pode informar os diferenciais do seu trabalho, com ícones e ilustrações.

Em Imagem, Importar Catálogo Pdf é possível vincular um documento, o que exibe um painel com um botão para download nessa página.

Tela Portfólio

Marque “Ativar Portfólio” para ativar esta página.

O portfólio pode ser usado para exibir cases de clientes, cases de sucesso, exemplos de aplicação de produtos e serviços, ou seja, para exibir o seu trabalho sendo usado na prática ou instruções de como é aplicado no mundo real.

Esta página possui textos, imagens, ícones, destaques para tópicos importantes e galeria.

Você pode ativar as galerias, informar título e texto explicativo, depois adicionar as imagens no ícone Galerias na tela principal.

Tela detalhes do Produto

Cadastre o produto indo no ícone Produtos na tela principal, então na listagem clique em Novo ou use duplo clique sobre um item da lista para editar. Você pode excluir pelo botão dentro da própria tela de detalhes de produto.

  • Para exibir a página de detalhes de produto é preciso ativar o Catálogo.
  • Para exibir a página de detalhes de produto é preciso que o item não esteja inativo.

Marque “Inativo” para ocultar este item do site. Chamamos Produto por conveniência e lógica, mas você pode renomear a seção de catálogo para Serviços ou Nosso Trabalho, e informar conteúdo livre, por exemplo.

O detalhe refere-se ao produto cadastrado no ícone Produtos na lista de recursos do sistema. Ele permite informar uma imagem ilustrativa, uma galeria de imagens que pode ser expandida, Referência comercial, descrição longa e texto explicativo.

Também é possível informar a Ficha Técnica do item, separando de forma destacada. A ficha será exibida por padrão como ícone ou imagem – título – texto, mas também pode ser personalizada de outras formas, como abas. As configurações de tema podem ser feitas em Aparência, aba Páginas, grupo Catálogo.

O produto ainda pode ter um documento Pdf, como um folheto comercial, anexado à sua página de detalhes, use Imagem, Importar Catálogo Pdf. Isso ativa um botão e um painel e download.

Cada produto pode ser vinculado a uma linha. A linha é discriminada pela sua Descrição, sem código nem outras burocracias. Itens com o mesmo nome de linha são afins dessa linha. No link azul Linha é possível abrir a pesquisa rápida, para não precisar digitar de novo.

O campo Ordem permite informar em que ordem numérica cada item deve ser listado dentro do catálogo e da linha correspondente.

  • Linhas são opcionais, serão ativadas se houverem linhas cadastradas nos itens.
  • Pode ser gerada uma Página de Detalhe de Linha, conforme as configurações de Aparência.
  • Se ativar a Página de Linha, a navegação pode ser: Catálogo – Linha – Produto ou Catálogo – Produto.

A aba Compra permite informar vários links para locais de compra. É indicado que você informe os links onde o item pode ser comprado, de um marketplace ou e-commerce externo. Também pode ser usado para vincular um conteúdo na sua página a um link de afiliado em uma loja de terceiros, para ganhar comissão. O gerador não suporta e-commerce, pois isso não funciona em sites estáticos.

Tela detalhes da Linha

Se o catálogo estiver ativo e ao menos um produto for cadastrado com linha informada, e estiver configurado em Aparência para gerar a página de linhas, o sistema gera uma página intermediária chamada Detalhes da Linha.

No catálogo são exibidas linhas e dentro de cada linha os itens. Se não tem linha, exibe apenas os itens agrupados.

Se a página de linha for gerada, o título da linha no catálogo se torna clicável. O link de cada item leva sempre para a página de detalhe do item.

A página de detalhe da linha é mais simples: tem a lista clicável de produtos que fazem parte daquela linha e uma trilha informando a posição na sequência de navegação, para faciltar retornar ao catálogo.

Tela Galerias

Nesta tela você pode importar imagens em galerias. Cada galeria é uma coleção de imagens a ser exibida como miniaturas em uma tabela clicável. Ao clicar o site exibe a imagem grande em tela cheia.

As galerias são pré-fixadas:

  • Galerias de Portfólio: sempre existem e podem ser importadas, mas podem estar ou não ativas, conforme esteja marcado em cada aba reservada “Ativar Galeria” na tela Portfólio.
  • Galeria de Produto: existe apenas se o produto estiver cadastrado, vinculado ao seu código numérico, como Galeria de Produto 1, Galeria de Produto 2, etc.

Importante: apesar das otimizações, lembre de que a tendência é que uma imagem de galeria seja uma imagem grande para exibir detalhes de alguma coisa, como uma foto detalhada de um produto ou um case de cliente. Por isso as galerias tendem a ser pesadas e o processamento pode ficar mais lento. Mesmo que o sistema dê conta e não fique lento, lembre-se de que cada imagem adicionada ao site é mais peso na hora de abrir o site no dispositivo do seu visitante, portanto utilize as galerias com cautela e planejamento.

Ao selecionar uma imagem na galeria fica ativo o botão legenda, use isso para informar o texto que irá aparecer ao clicar em cada miniatura da galeria, quando abre em tela cheia. Se omitido usa o próprio nome da imagem.

É possível pesquisar por parte do nome, escolher a forma mais conveniente de exibir a lista de miniaturas na tela, e importar várias imagens de uma só vez.  Você também pode limpar toda a galeria de uma vez.

Cuidado: importar imagens, excluir imagens ou limpar galerias são ações sem volta. Sempre faça um backup antes.

Tela detalhes do Anexo

Você pode criar anexos e indicar para serem exibidos em quais páginas.

Exemplo: um uso comum do anexo pode ser indicar uma licença externa, que aponte para um certificado digitalizado em outro site. Nessa situação você terá um link, então você pode colocar uma miniatura do logo da entidade certificadora e apontar o link do certificado, então determinar que o anexo seja exibido na página Sobre. Um certificado de produto poderia apontar ao catálogo.

Tela Revenda

Marque “Ativar Revenda” para ativar esta seção. Ela pode ser usada para informar sua lista de revendedores, locais onde comprar, varejistas autorizados, representantes comerciais, e afins.

O campo Listagem em Pdf também permite anexar uma relação em Pdf dos revendedores. Se você tiver isso pronto, se torna ainda mais rápido lançar seu site, pois pode não ser necessário transcrever os dados aos cadastros, apenas explicar um resumo e anexar o documento para download.

A aba Onde Comprar é onde você pode informar a sua lista de autorizados e parceiros.

  • A lista será exibida conforme o que for configurado na aba Páginas, quadro Revenda da tela Aparência.
  • Na coluna Estado você pode informar os estados atendidos ou originários do autorizado de cada linha, separe os estados por espaço, como em “RS SC PR”…
  • Você também pode digitar apenas a região atendida em cada Estado, como “Região Sul”, mas usar texto livre irá desativar o clique do mapa.
  • Marcar Exibir Mapa nesta aba fará o gerador incluir um mapa do Brasil clicável na parte superior da página.

Se for para exibir o mapa e tiver os estados informados, o site adiciona o mapa colorindo os estados com autorizados, e ao clicar em cada estado, a tela será rolada até o primeiro autorizado deste estado.

A aba de destaques e outras abas permitem outras formas de colocar informações destacadas, condições ou detalhes, ou apenas ilustrar melhor a tela.

Tela Políticas

Você pode colocar o texto completo das suas políticas de privacidade, termos de serviço, questões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), contato da autoridade de dados, e qualquer outra definição jurídica relacionada ao seu site.

Você pode usar imagens de diversas fontes, hoje tem várias gratuitas, como o Pixabay. Na seção de políticas existem atalhos para você licenciar essas imagens gratuitas, que geralmente pedem atribuição de créditos. No gerador basta marcar e será inserido este licenciamento nas políticas e no rodapé.

Nessa seção existe também um facilitador para informar a licença para os materiais e o conteúdo do site em si. Imagine que você colocou fotos dos seus produtos e um catálogo, eventualmente poderá ser útil definir uma licença para este material, ao invés de deixar isso ao acaso.

Tela Contato

Na aba Contato desta tela, você adiciona todas as formas de contato da sua empresa: telefone, celular, WhatsApp, e-mails e redes sociais.

O sistema separa o telefone de contato do WhatsApp, e ambos podem ser o mesmo, mas precisam estar no campo certo. Se os números forem iguais o sistema unifica na hora de exibir, dependendo da seção.

O campo E-mail é o e-mail principal de contato, os campos mais abaixo pode conter Setor / e-mail do setor, mas o nome do setor pode ser omitido.

Se você deseja que o seu site exiba um formulário de contato marque “Exibir Formulário de Contato”. O ajuste de posição será de acordo com o restante do conteúdo, feito de forma automática. O formulário será direcionado para enviar mensagens para o e-mail principal da empresa.

Exibir Balão do WhatsApp fará aparecer um balão fluante para o usuário abrir o WhatsApp diretamente. Independente disso, todos os links que remetem ao número do WhatsApp são do tipo “clique para abrir”, se for no celular com o aplicativo instalado, o programa será aberto para iniciar uma conversa, caso contrário será aberto o WhatsApp web para iniciar a conversa.

Exibir Barra de Compartilhar ativa uma pequena barra flutuante com atalhos para compartilhar a página nas redes sociais.

Por padrão a barra de compartilhar fica na esquerda e o WhatsApp na direita, mas isso pode ser invertido na tela Aparência.

Na aba de Endereço existe a opção Exibir o Mapa, se você marcar isso o mapa só será exibido se um script de mapa estiver configurado em Arquivo, Integrações. Foi feito dessa forma porque às vezes o scrip precisa ser ajustado manualmente para exibir o pin no local correto, que corresponda ao endereço digitado.

Listamos nos campos as redes sociais mais comuns, se você precisar de outra, basta avisar que incluiremos.

Recomendações

O caminho mais simples é seguir estes passos:

  1. Textos: escreva os textos em todas seções, começando pelo Site, depois Início e assim por diante, você coloca toda a informação textual básica.
  2. Imagens e ícones: Selecione imagens para das seções, como ícones e ilustrações que complementem o texto, verifique a cada etapa como ficou na amostra.
  3. Tema: na Aparência selecione a paleta de cores que você quer usar, de acordo com o seu padrão de logo, das cores 1 a 9 quantas precisar.
  4. Tema: na Aparência faça experimentos com as configurações visuais, quando o visual estiver bom, você tem a opção de adicionar efeitos, como imagens e sombras.
  5. Publicar: quando isso estiver pronto, basta publicar e testar “ao vivo” no seu servidor.
  6. Revisar: não gostou de algo ou esqueceu de alguma informação? Altere o respectivo cadastrou o campo ou configuração, grave e publique de novo.

Com estes passos você consegue lançar seu site em até apenas 1 dia, dependendo de o quanto você souber ou tiver pronto sobre os seus textos e imagens. Quando precisar mudar o site, será fácil, apenas entre no local que quer alterar, mude, grave, publique de novo.

Dicas importantes:

  • Se quiser fazer mudanças grandes, sempre salve o backup antes, para poder voltar atrás caso precise.
  • Cuidado: importar imagens, excluir imagens ou limpar galerias são ações sem volta. Sempre faça um backup antes.
  • Dica: sempre guarde uma pasta com os arquivos usados no seu site, caso precise resgatar algum material para adicionar de novo, isso é normal, porque alguns arquivos você vai preferir modificar usando programas externos e depois importar, e provavelmente vai querer guardar versões alternativas ou originais dos arquivos, caso precise refazer. Também é útil no caso de grandes conjuntos de imagens, pois você dificilmente irá inserir todas elas no seu site, pois precisa considerar o peso para o visitante abrir, e as otimizações do gerador têm limites. Lembre-se de guardar estes arquivos originais em um drive web ou incluir no seu backup.

O mais importante ao projetar é saber exatamente qual o objetivo do site:

  • Se é apresentar produtos, pense em resumos para o seu visitante não se sentir aborrecido ou perdido.
  • Se é fazer marketing da empresa e do seu trabalho, destaque o que realmente importa.
  • A tendência sempre é querer colocar de tudo, mas não adianta incluir a pia da cozinha e deixar o site leeento.
  • Passe a sua mensagem, mantenha o site rápido e use o gerador ao máximo para ter a liberdade do “faça você mesmo”.

Um site pequeno do tipo cartão de visitas com 1 página, com dados da empresa, lista simples de produtos e opções de contato, sem maiores personalizações de aparência, pode ser lançado em até 10 minutos.

Caso precise de alguma funcionalidade especial, entre em contato e faremos um orçamento. Caso encontre um bug, entre em contato com nosso suporte e faremos a correção.

Nós também temos um serviço onde cobramos um valor fixo, fazemos o site no gerador e depois entregamos o backup e o sistema para o usuário alterar quando quiser. Podemos estender este serviço também para alterações maiores futuras, dessa forma você tem toda a conveniência: pode deixar a parte chata conosco, depois fazer o trivial por conta própria, e sempre que precisar repetir o processo, sem ficar preso ou engessado.

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