A partir de AGO-2021 a NF-e/NFC-e obriga a informa a forma de pagamento de forma mais descritiva. Anteriormente era permitido apenas informar “99 – Outros”, agora é preciso informar a descrição a que se refere “outros”. Até então o Lemure inseria “99 – Outros” sempre que você informasse um valor de entrada ou deixasse o valor “<Padrão>” na forma de pagamento. Como isto era usado apenas na NFC-e, a NF-e era sempre informada com “90 – Sem Pagamento” ou “99 – Outros” de forma automática.

Com a nova obrigatoriedade isto não é mais possível, portanto tivemos que repassar uma parte da burocracia de configuração para o usuário.

Configuração geral

Vá em Configurações, Configurações Gerais, aba Impostos / Faturamento. Nesta aba foram inseridas configurações globais:

  • Forma de Pgto Padrão: selecione qual forma usar no xml quando você indicar no cadastro de NFs <Padrão>. Não haverá alteração de seleção na tela de NFs, mas se você marcar como <Padrão>, ao lançar no xml será selecionado o meio informado aqui como padrão. Na tela de NFs, embaixo das formas de pagamento, aparece um rótulo de dica apontando a que se refere o padrão.
  • Descrição de 99 – Outros: indique aqui um texto para ser informado quando você indicar “99 – Outros” na forma de pagamento da tela de Emissão de NFs. Se nenhum texto for informado, será usado “PGTO ENTRADA OUTROS” se tiver valor de entrada e “PGTO FATURA OUTROS” nas demais situações. Veja com seu contador qual texto deve ser informado. Normalmente você usará em casos específicos, por exemplo, se sua empresa usa “DUPLICATA” ou “CARNE”.

Foi desenvolvido desta forma para causar o menor impacto possível na tela de cadastro.

Emissão de NFs

Na aba de faturas da emissão de NFs, você tem agora um campo para informar o tipo de entrada (o padrão é <Nenhum>), além de até 3 outras opções de formas de pagamento.

Importante: é preciso destacar corretamente as expressões, pois pode haver confusão:

  • Condição de Pagamento: é a forma de parcelamento, como sempre foi usado no sistema, segue o mesmo.
  • Forma de Pagamento: é o tipo de meio de pagamento usado, por exemplo “dinheiro”, “cheque”, “PIX”, “boleto”, etc. Existem formas padrões no leiaute da NF-e, e a opção “99 – Outros” exige agora uma descrição. No Lemure, conforme explicado acima, optamos por uma configuração geral para o meio “Outros”, visto que isto será a exceção de uso.

A soma dos meios de pagamentos deve somar idêntica ao valor total de faturamento da NF.

  • O valor da entrada não entra no fluxo de caixa automaticamente, portanto, se você indicar um valor de entrada, deverá fazer um lançamento manual no seu caixa, com um recibo, por exemplo, referenciando a NF, e na NF poderá colocar nas observações, de que foi feito pagamento da entrada com recibo número tal. Ou cheque, se for o caso.

Desta forma, você pode indicar, por exemplo, entrada em dinheiro, um valor x em cheque e outro valor y em cartão ou PIX.

A NFC-e não tem suporte a registro de duplicatas/boletos, portanto serão levadas ao xml apenas os valores referentes à distribuição das formas de pagamento.

A NF-e tem registro completo, e levará ao xml esta informação + a informação dos vencimentos.

 

Share This