O controle de custo e estoque na Licença de Extintores de Incêndio é semelhante ao dos demais tipo de empresas, sendo possível calcular o custo baseado no preço de compra – apenas tirando os impostos, ou usar isto somando markups de rateio de custo e o frete, ou ainda informando manualmente, ou derivando um % à partir de outro preço.
O estoque é registrado manualmente no cadastro de Movimento de Estoque, ou automaticamente a partir de certos documentos, como faturamento por notas fiscais e baixa manual de pedidos e ordens de compra, entre outros.
Mas existe uma particularidade importante quanto ao produto ou material que representa a carga do extintor de incêndio, em serviços de recarga do extintor. Para controlar o estoque deste produto, ele deve entrar x sair do estoque de alguma forma, mas a complexidade surge quando há três formas de fazer a cobrança deste serviço ou produto: produto, serviço ou ambos. Isto tem impactos tributários e pode não ser válido conforme a legislação da sua cidade ou estado, portanto verifique sempre com seu contador.
A entrada de estoque sempre é feita pelas NFs de terceiros ou pelo registro manual de estoque.
Em Configurações, Configurações Gerais, guia Extintores, selecione o modo de controle das Inspeções, conforme abaixo. Isto irá limitar os controles feitos na hora de gravar o Pedido de Venda e Inspeção de Extintores.
- <Todos> – serão aceitos produtos e serviços.
- 1 – Produto – a inspeção é cobrada sempre como produto.
- 2 – Serviço – a inspeção é cobrada como serviço.
IMPORTANTE: isto só vale para Extintores – Mangueiras e GNV = sempre serviço.
Opção 0 (serviço + produto, todos)
Neste caso a carga é cadastrada como um material, e o serviço de recarga é cadastrado como serviço. O preço do serviço e do produto são cobrados em separado em NFs separadas.
- Informe o tipo de material da carga em tipos de extintores.
- Nunca deverá marcar “baixar estoque da carga” na Inspeção. O material da carga nunca vai estar na lista de materiais usados na Inspeção.
- Na hora de faturar você deve ir no Pedido de Venda, clicar em Ações, e em “Puxar Materiais utilizados nas Inspeções de Extintores”, isto vai inserir no final do pedido o total de materiais de carga empregados nas inspeções constantes neste pedido.
- Assim ao faturar será preciso gerar uma NF de serviço para cobrar o serviço de recarga, e uma segunda NF (de produto) para cobrar as recargas e peças.
- O custo da carga (produto) e da recarga (serviço) são calculados e cobrados em separado.
Pelo ponto de vista fiscal esta seria a forma mais correta.
Opção 1 (produto)
Neste caso a recarga é cadastrada como um produto, e o preço do serviço é embutido no preço do material da carga.
- Se você informar o tipo de material da carga em tipos de extintores será somente para controle de cadastro, e nunca deverá marcar “baixar estoque da carga” na Inspeção. O material da carga nunca vai estar na lista de materiais usados na Inspeção.
- O estoque é dado pelo faturamento na emissão da nota fiscal, onde vai constar o produto da carga.
- Virtualmente o serviço não existe ou é dado em cortesia de certa forma, pois vai estar embutido no preço e será no máximo um markup na composição do custo do produto.
- No Pedido de Venda consta um produto vinculado ao cilindro extintor.
Neste caso o faturamento é somente de produto, e o controle de estoque é feito diretamente vinculado a este, não existindo controle de valor do serviço. Isto é semelhante a comprar um pneu e ganhar instalação e balanceamento de brinde.
Opção 2 (serviço)
Neste caso a recarga é cadastrada como um serviço, e o preço do material da carga é embutido no serviço.
- Informe o tipo de material da carga em tipos de extintores.
- O estoque é dado pela baixa de estoque da carga quando você marca “baixar estoque da carga” na aba de materiais, em Inspeções de Extintores, sem vincular isso ao faturamento.
- O custo da carga pode ser inserido como markup manual no custo do serviço ou manualmente se você não utiliza os custos calculados.
- No Pedido de Venda consta um serviço vinculado ao cilindro extintor.
Neste caso o faturamento é somente de serviço, e o controle de estoque é desvinculado do faturamento.
Faturamento e estoque dos materiais empregados na Inspeção
Os materiais, como peças trocadas e outros, que precisam ser cobrados do cliente em separado, devem ser adicionados na lista de materiais do cadastro de Inspeção de Extintores.
A forma de faturar isto é ir no Pedido, clicar em Ações, e em “Puxar Materiais utilizados nas Inspeções de Extintores”, isto irá puxar a carga, se for o caso (conforme comentado acima), mais os materiais empregados. Desta forma ao faturar será preciso utilizar uma série de faturamento de produtos para estes itens.
Se algum material foi puxado e não deva ser cobrado – apenas esteja na lista para controle, basta remover do pedido ou alterar a quantidade.