O Controle de Material Pendente serve para o sistema fazer controle de saldo entre materiais que você recebeu de terceiros e que devem ser devolvidos, ou que você enviou para o terceiro e que precisam retornar. Isto é útil em várias situações: controle de consignado, controle de consertos, industrialização e serviços por encomenda sobre peças de terceiros, etc.
Quando a remessa se originou por uma NF sua emitida para um terceiro, o material pendente será considerado “remessa para terceiro”, e deverá voltar. Ele fica pendente até que você registre a NF de retorno do terceiro.
Quando a remessa se originou de uma NF enviada por um terceiro para sua empresa, o material pendente será considerado “remessa de terceiro” e deverá ser devolvido. Ele fica pendente até que você registre a sua NF de retorno (emitida).
Os retornos também podem ser feitos de forma manual (caso por algum motivo o terceiro não envie a NF e você precise registrar a baixa),
- Utilize uma NF simbólica não eletrônica: NF simbólica é uma NF criada apenas para fins de controle dentro do sistema, mas que não é uma NF real, é apenas um controle interno
- Para criar a série de controle interno, vá em Cadastro de Séries, crie uma nova série não numérica (para não coincidir com séries da NF-e), e marque “Padrão para Control Interno”
- Registre então uma NF simbólica, utilizando a CFOP correta, e usando uma série de controle interno
- Esta série não é levada para a contabilidade, sendo reservada para baixa manual e situações especiais.
Ao gravar as remessas e os retornos, o sistema converte as unidades em unidades padrão, conforme o Cadastro do Produto. Se não houver unidade de conversão cadastrada entre a unidade usada na NF e a unidade padrão do produto, não será permitido gravar a NF. Você pode incluir novas conversões entre unidades em “Cadastros Gerais”, “Conversão de Unidades”.
Configurando
Para saber se o Material Pendente deve ser registrado, o sistema considera as configurações da CFOP:
- Informar em tipo de operação: remessa, remessa para industrialização ou retorno
- No tipo de item permitido indicar: somente produtos.
- Na aba “Outros” indicar “Esta CFOP registra Material Pendente”.
Registrando remessa e retorno
Remessa para terceiros:
- Basta você emitir uma NF própria utilizando uma CFOP configurada para material pendente. Observe que a CFOP deve ser do tipo saída e deve estar configurada para tipo de operação “remessa”. Ao gravar a NF, o sistema faz o registro de materiais e deixa o saldo em aberto.
- Retorno:
- Para retornar a remessa você deve registrar a NF de retorno em NFs de Terceiros, e indicar o Material Pendente, em Ações, Selecionar Material Pendente.
- Observe que a CFOP da NF de retorno real ou simbólica deve ser de entrada e configurada como “retorno”.
- Ao gravar o sistema registra os retornos e baixa os saldos.
- Você também pode fazer o retorno registrando uma NF simbólica não eletrônica.
Remessa de terceiros:
- Cadastre a NF de terceiros enviada para você, utilizando uma CFOP configurada para material pendente. Observe que a CFOP deve ser do tipo entrada e deve estar configurada para tipo de operação “remessa”. Ao gravar a NF, o sistema faz o registro de materiais e deixa o saldo em aberto.
- Retorno:
- Para retornar a remessa você deve emitir uma NF de retorno em NFs Emitidas, e indicar o Material Pendente, em Ações, Selecionar Material Pendente.
- Observe que a CFOP da NF de retorno real ou simbólica deve ser de saída e configurada como “retorno”.
- Ao gravar o sistema registra os retornos e baixa os saldos.
- Você também pode fazer o retorno registrando uma NF simbólica não eletrônica.
Consultando Material Pendente
- Para consultar remessas de terceiros, utilize os relatórios disponíveis em Consulta NFs de Terceiros.
- Para consultar remessas para terceiros, utilize os relatórios disponíveis em Consulta NFs Emitidas.
- Para saber o inventário consolidado incluindo material com e de terceiros, separado do estoque padrão, utilize o relatório 15 – Estoque para Inventário em Consulta Produtos e Serviços.
- Para ver de forma mais objetiva o material pendente na data de hoje, vá em Faturamento e abra a ferramenta “Material Pendente”, esta tela exibe um resumo da situação atual, ignorando saldos zerados.