O sistema de carnês é uma forma bastante antiga de cobrança para lojas de varejo em geral, e através do Rufus Lemure qualquer empresa pode fazer cobrança própria. Os pagamentos deste tipo de cobrança são feitos diretamente no caixa da empresa.
A forma de configuração utiliza a mesma infraestrutura de cobrança bancária do sistema: você deve configurar um “banco” virtual configurado para carnês, uma conta financeira para os carnês, e ainda uma carteira de cobrança configurada para carnês e vinculada com o banco e a conta financeira.
- Na pasta Financeiro, na tela principal do sistema.
- No ícone Bancos ou instituições financeiras, crie um novo banco, com descrição “Carnê Loja” ou outra que você ache conveniente. No quadro “padrão de cobrança” indique “999 – Carnê Loja”.
- No ícone “Contas bancárias e contábeis” crie uma nova conta, descreva como “Carnê Loja” ou “Caixa da empresa” ou outra conta para registrar os recebimentos via carnê.
- No ícone “Carteiras de cobrança” informe o banco criado, crie uma nova carteira, indicando o código “CAR” ou outro que você ache melhor, na descrição indique como “Carnê Loja” ou a descrição que você adotou por padrão. Em Leiaute de Impressão, indique “4 – Carnê Gráfico PDF”. Na aba Configurações da cobrança, você pode indicar juros, multas e outras informações que lhe sejam úteis para gerenciar a cobrança.
Uma vez feitas as configurações, sempre que você registrar um boleto, indicando o banco carnê e a carteira carnê, este boleto poderá ser impresso como formato de carnê, permitindo facilmente que você gere as faturas, recorte nos pontilhados e monte o bloco do carnê para o cliente. Os pagamentos são registrados diretamente no sistema, por uma das diversas ferramentas de controle financeiro. Este tipo de cobrança não passa pelo banco.
- Ao vincular o título com o banco/carteira carnê, você deve preencher o campo “nosso número”, como se fosse um boleto normal, este número será usado para controle interno pelo sistema. No cadastro de títulos, na guia cobrança, é só preencher banco e carteira, e clicar no “=” ao lado do campo “nosso número” para numerar automático. Na tela de remessa de títulos para cobrança, você faz a atribuição de banco/carteira e “nosso número” em massa para vários títulos de uma vez.
- Para imprimir o carnê é só selecionar a opção “5 – Boleto Bancário ou Carnê conforme a carteira”, na impressão de títulos a partir do Cadastro de Títulos Emitidos, ou do Cadastro da NF emitida, botão de Ações, Imprimir Títulos, ou ainda pelo botão de Ações da tela de remessa de títulos para cobrança.
Esta é uma facilidade recorrente para os logistas, especialmente em tempos de crise e juros altos, já que dispensa os custos bancários.