O Enlace é o aplicativo de backup e automação da Dapasoft, sendo distribuído junto com a instalação do Rufus Lemure.
Importante: tenha em mente que para configurar o backup ou tarefas avançadas você deve iniciar o Enlace em modo administrador do windows, por isso geralmente ele irá solicitar confirmação para modo admin, caso seu usuário não tenha permissões você não conseguirá configurar estas tarefas.
Funcionalidades
O Enlace possui capacidade de fazer backup de arquivos, pastas e bancos de dados Sql Server, manualmente ou com agendamento por horário, para executar uma vez ao dia. Também gera as tarefas de backup em arquivos compactados, utilizando Zip, WinRar ou 7-zip. O programa também tem capacidades de notificar andamento de tarefas de backup por e-mail ou pelo log de eventos do Windows, e ainda permite upload para o repositório de backup online da empresa, contratado no servidor de backup da Dapa.
Além do backup é possível fazer automação de outras tarefas usando a mesma infraestrutura de agendamento do Enlace.
Logs de eventos e configurações
Todas as ações de backup serão registradas no Log de Eventos do Windows, e o programa tem um atalho para este recurso dentro do menu Arquivo, em “Exibir Log de Eventos”. As configurações ficam armazenadas em uma pasta comum a todos os usuários, que pode ser chamada via menu Ajuda, em “Exibir Pasta de Configurações”. A pasta de configurações normalmente não deve ser acessada diretamente pelo usuário, salvo em situações especiais.
Configurar notificação por e-mail
Se você ativar a notificação de backup por e-mail, qualquer evento registrado no Log de Eventos do Windows, também é armazenado em uma fila e enviado em lote por e-mail no final da tarefa. Esta é uma forma fácil de receber alertas sobre “backup ok” ou “backup falhou”.
Para configurar esta opção, vá no menu Arquivo, opção “Configurar Log por E-mail”.
- Ativar Log por E-mail: ativa o envio, permitindo que cada tarefa envie log ou não – a configuração global apenas ativar a possibilidade de a tarefa enviar log, mas cada tarefa deve ter estação ativada também. Esta opção de configuração existe para que você possa informar os dados mas ativar/desativar o log quando quiser, sem precisar zerar as configurações.
- Botão “Sugerir”: este botão vai sugerir as opções de configuração mais comuns para servidores populares.
- As demais configurações são opções de acesso ao e-mail, sendo que vale destacar estas:
- Porta SMTP: normalmente a porta é 587, a porta 25 era insegura e praticamente não é mais usada nos provedores. Ideal manter em “auto” caso esta opção funcione para seu servidor.
- Usar SSL: em “auto” o sistema tenta localizar conforme seu provedor de e-mails, caso isto não funcione indique se sua conexão de e-mail usa SSL ou não.
- De/Para: é o seu e-mail, sendo que o Log será enviado de você para você mesmo.
- Login Alternativo: normalmente isto não é usado, informe apenas se sua empresa utiliza servidor de e-mail sublocado de uma estrutura maior, e o e-mail de login no servidor seja diferente do e-mail do seu site.
- Enviar Cópia para: aqui você pode informar outros e-mails que devem receber o log.
Configurar envio remoto
Abra Arquivo, “Configurar envio remoto”. Esta configuração exige que você tenha o backup no repositório da Dapa ativado na sua Licença de sistema. Isto gera um token de acesso e um repositório online para sua empresa, utilizando nosso espaço em infraestrutura de grandes datacenters, como Google Cloud e Microsoft Azure.
- Ativar Nuvem da Dapa: esta opção permite ativar/desativar o upload remoto.
- Token de Acesso: informe o token que nosso suporte forneceu para sua empresa. Mantenha este token seguro, pois ele é a senha criptográfica ao seu repositório de backup online.
- Testar Conexão: este botão testa a conexão e a licença do seu CNPJ e verifica se o seu token coincide com o repositório.
Configurar a tarefa
Você pode criar diversos slots de tarefa, podendo ter 1 tarefa em cada slot, e cada tarefa do tipo “backup” gera um arquivo compactado, podendo conter “n” arquivos, pastas e bancos de dados.
Para configurar cada tarefa que deseje, vá em Arquivo, “Configurar a tarefa” e selecione o slot desejado. A tela de configuração tem estas opções, dependendo do tipo de tarefa:
- Ativar esta Tarefa: permite ativar ou desativar as tarefas de backup e automação, sem zerar as configurações.
- Nome da tarefa: é o nome da tarefa e também será usado como sufixo do nome do arquivo compactado para backup. O arquivo será nomeado usando padrão de data, hora e sufixo/nome da tarefa, conforme explicado na própria tela. Também é usado para identificar em logs.
- Pasta de destino: a pasta onde o arquivo de backup deve ser criado, se você estiver reconfigurando o backup antigo, conforme explicado no começo deste artigo, esta pasta deve ser C:DapaBackup (ou D: dependendo do seu servidor).
- Ao lado da pasta de destino tem um botão onde você seleciona a pasta de destino.
- Opções de compactação:
- Zip: utiliza uma DDL interna de 32 bits, por isso é limitado a 2Gb de tamanho no arquivo final.
- Rar: requer que seu computador tenha o WinRar instalado, pois chama este programa por script, para gerar arquivo .rar.
- 7z: requer que seu computador tenha o 7-Zip instalado, pois chama este programa por script, para gerar arquivo .z7, um formato aberto de compactação.
- Agendar Tarefa: se for para agendar a tarefa selecione o horário. Leve em conta que uma tarefa grande ou com muitos arquivos pode demorar bastante, o ideal é que você programe a tarefa para um momento de servidor ocioso, por exemplo, quase todas as empresas para ao meio-dia, então 12:15 é um bom horário. Ao selecionar o horário e confirmar a tarefa – estando ela ativa na primeira opção – o Enlace registra uma tarefa no Agendador de Tarefas do Windows. Ao desligar o agendamento esta tarefa de agenda é removida do Windows.
- Importante: a tarefa fica vinculada ao usuário SYSTEM do Windows, com acesso aos recursos e permissões necessários, sem ficar vinculado à senha do usuário que criou a tarefa – como ocorria nos scripts manuais.
- A tarefa é executada todos os dias no horário agendado, 1 vez ao dia.
- Usar Rotação Automática de Backup: se esta opção for selecionada, sempre que a tarefa for executada, o Enlace irá analisar a data de criação de cada arquivo de backup da pasta destino, apagando e mantendo conforme a política padrão:
- São apagados os arquivos que correspondem ao mesmo padrão de nomenclatura da tarefa, para saber quais fazem parte do mesmo grupo.
- Mantém todos os backups dos últimos 30 dias, mas se a pasta destino tiver 10 arquivos ou menos, todos são mantidos, assim evita apagar arquivos que podem ser úteis, quando o backup deixou de ser feito há um tempo por falha.
- Esta política de rotação permite manter o uso de disco sob controle.
- O conceito da pasta Destino de Backup é que você deve copiar manualmente o conteúdo desta pasta para um backup externo periodicamente, assim terá cópia dos backups facilmente acessível em seu servidor e também em um disco externo de sua confiança, ou no nosso repositório online – caso contratado.
- No caso do backup enviado para o repositório remoto, é aplicada a rotação inteligente, mantendo até o espaço limite contratado, usando esta política:
- Mantém estes arquivos:
- Todos os últimos 30 dias
- Entre 31 e 60 dias somente TER QUI SEX
- Entre 61 e 90 dias somente TER QUI
- Entre 91 dias e 1 ano somente TER
- Mais de 1 ano somente as TER que estiverem antes do dia 10.
- Mantém estes arquivos:
- Enviar Log por E-mail: se estiver marcado e a opção global estiver configurada, o log será enviado por e-mail. Se a opção aparece riscada isto quer dizer que você pode configurar na tarefa mas que não terá suporte até você fazer a configuração global.
- Enviar Backup para o Repositório Remoto: se estiver marcado e a opção global estiver configurada, o backup gerado será enviado por upload para o repositório remoto online. Se a opção aparece riscada isto quer dizer que você pode configurar na tarefa mas que não terá suporte até você fazer a configuração global.
Conteúdo do Backup – adicione pelo botão Adicionar e selecione o tipo de conteúdo – cada tarefa suporta até 255 diferentes conteúdos. Você pode adicionar arquivos, pastas e bancos de dados Sql Server:
- Ao clicar em Adicionar, você verá as opções de selecionar o conteúdo, e uma lista de bancos de dados Access configurados no ERP do computador e usuário atual, se houver. É uma forma rápida de incluir os backups do Sistema Rufus Lemure ERP.
- Arquivos: qualquer arquivo que deseje salvar no backup. Os bancos de dados Microsoft Access do ERP ou SqLite dos apps da Dapa devem ser adicionados como arquivos.
- Pastas: qualquer pasta que deseje salvar no backup. As subpastas e os arquivos serão incluídos. Pastas vazias serão ignoradas. Uma pasta pode representar diversos arquivos e subpastas, mas será contabilizada como 1 elemento de conteúdo.
- Banco de dados: permite incluir backups de bancos de dados Sql Server. Ao clicar nesta opção será aberta uma tela de configuração de acesso ao servidor de dados:
- Tipo de banco: normalmente Sql Server, se houver outro selecione.
- Sugerir: será aberto um menu com os bancos de dados Sql Server configurados no acesso dos sistemas da Dapa neste computador e usuário. Ao clicar em um dos bancos de dados, serão puxadas as configurações automaticamente.
- Os demais dados são informações normais de acesso ao banco de dados, semelhante ao utilizado no ERP.
Importante: ao selecionar banco de dados Sql Server, será rodada uma tarefa do próprio Sql Server em paralelo, para extrair em uma pasta temporária o arquivo .BAK, e depois este arquivo será includo no arquivo de backup final.
- Excluir tarefa: para excluir utilize o botão “Excluir” embaixo na esquerda da tela.
- Gravar a tarefa: utilize o botão Ok.
Formas de executar a tarefa
Para executar a tarefa configurada, você tem três formas:
- Se você agendou para rodar em certa hora, será chamado pelo agendador de tarefas automaticamente. Isto roda a tarefa sem interface visual. Você pode disparar manualmente a tarefa agendada, abrindo o Agendador de Tarefas do Windows, botão direito na tarefa criada (será nomeada como algo como ENLACE-TAREFA-N, onde N será o número da tarefa a rodar), e clicando em Executar.
- Se você quer disparar manualmente uma tarefa qualquer, agendada ou não, basta abrir o Enlace, e clicar em Executar e clicar na tarefa a executar. Esta forma exibe uma interface visual com uma barra de progresso, e exibe um log no final do processo.
- Por linha de comando: você pode disparar qualquer tarefa configurado, abrindo o prompt de comando, selecionando a pasta do Enlace, geralmente “C:\Program Files (x86)\Lemure\”, e executando “Enlace.exe N” onde em N você indica o número da tarefa a executar. Esta forma também exibe sem interface visual.
Qualquer das formas de executar a tarefa gera o Log de Eventos do Windows, e se configurado envia o Log por E-mail.