O PIX é um meio de pagamento rápido e prático, e foi desenvolvido pelo Banco Central com dois modelos: estático e dinâmico.

O PIX Estático usa um código fixo que permite reaproveitar o mesmo QrCode para vários pagamentos, mas também pode incluir detalhes como um ID de referência no sistema da empresa ou o nome do cliente em forma de observações. É este que se pode perceber em placas nas lojas, e fixo em vitrines em alguns locais – ele é off-line e contém todas as informações no próprio código.

O PIX Dinâmico é o que foi integrado aos boletos, e necessita de um banco ou financeira para registrar. Existem formas de usar o dinâmico com API de terceiros, sem nem usar integração de boletos, mas vai ficando mais complicado, e não faz parte do escopo do nosso sistema. Na realidade o dinâmico mantém dados adicionais e é registrado como uma conta em aberto no sistema bancário. No caso do boleto, quando é baixado, ele recebe um PIX normalmente, relaciona a informação do ID com o ID do título gerado e dá baixa pelo modo convencional, o retorno volta no arquivo de retorno bancário normal também, no dia seguinte.

A vantagem real da empresa em usar o PIX Dinâmico é por receber o valor na hora, pois o restante do procedimento é semelhante ao do boleto bancário. Inclusive o ato de o cliente ler um código e pagar no seu app bancário é idêntico, muda apenas se será um BARCODE ou um QRCODE. Já o PIX Estático realmente cria uma miríade de soluções possíveis e fáceis para diversas situações.

No nosso sistema fica assim:

  • PIX estático, está vinculado ao leiaute do Aviso de Vencimento, a chave do PIX será sempre o CNPJ e associado à licença ativa, dessa forma não pode ser mudado pelo usuário, e prevenimos fraudes do tipo “usuário na empresa mal intencionado alteraria a chave do PIX e ficaria uma semana recebendo contas da empresa na sua conta pessoal até alguém notar”, por exemplo. Basta ativar conforme abaixo, e no leiaute será incluso automaticamente. Ele identifica o pagamento por um ID composto pelo número do título, dessa forma evita que o cliente pague duas vezes sem querer (o PIX está configurado no QrCode para inibir pagamento duplicado pelo mesmo ID para o mesmo cliente).
    • Como não gera arquivos de retorno, se usar este meio será preciso que o usuário do financeiro pegue o extrato bancário e verifique os pagamentos em PIX e depois faça baixa manual no sistema.
    • Um bom uso para isso é no varejo, onde o usuário do caixa pode gerar a NF, gera automaticamente o título, vai no título, abre o leiaute para visualização e mostra a tela para o cliente pagar no PIX, e o usuário já registra em seguida o pagamento manual, dando baixa no título. Fica aderente facilmente ao processo já usado no caixa da maioria das lojas menores.
  • PIX dinâmico, está vinculado ao boleto, é preciso desenvolver a integração de um novo leiaute, por exemplo, existe o CNAB400 convencional e existe agora o CNAB400 híbrido, o qual adiciona segmentos e detalhes, e o boleto PDF tem um outro leiaute para incluir o QrCode e as mensagens adicionais, e também necessita de uma nova homologação junto ao banco. Para alguns bancos temos o leiaute desenvolvido e fazemos apenas a homologação junto à conta do cliente, para outros precisamos desenvolver a integração primeiro. Consulte nosso suporte para saber mais.

Configurando o Aviso de Vencimento com PIX

Para configurar o QrCode do PIX, abra Configurações, Configurações Gerais, vá na aba Cadastros e localize a opção “Permitir incluir dados do PIX para depósito no Aviso de Vencimento (chave pix será o CNPJ)”. Marque esta opção e clique em Ok.

Ao abrir a visualização ou impressão de um título na pasta Financeiro, Emissão de Títulos, será inclusa uma opção para incluir o PIX na parte de opções da tela de seleção “Incluir dados do PIX para depósito (somente aviso de vcto)”.

E pronto! Sempre que um Aviso de Vencimento for visualizado, será incluso um QrCode do PIX no final. Isto se adequa porque normalmente quando se usa Aviso de Vencimento, o pagamento será feito por depósito ou PIX ou cheque, ou outro meio avulso, e a baixa do título será feita manualmente pelo operador do sistema.

Share This