Após a contagem de estoque para inventário é possível lançar os itens contados diretamente no Cadastro de Movimento de Estoque, marcando acerto para inventário. Esta é a forma manual e requer lançar as diferenças das quantidades erradas. Por exemplo, se tem 10 itens em estoque e a contagem revelou 8, será preciso lançar um acerto de inventário saindo 2 unidades, assim o estoque final será 8.

Para facilitar a tarefa, foi criada a tela de Acerto de Inventário. Esta tela pode ser acessada pelo próprio Cadastro de Movimento de Estoque, botão Ações, Acerto de Inventário.

Esta tela permite fazer contagem referente a datas retroativas ou atual, e também serve para se ter uma visão rápida do estoque existente em cada data.

Pelo botão de Ações, você pode zerar o estoque na data, antes de começar a registrar a contagem (opcional, somente usuário Mestre). Pelo botão de impressão você pode gerar uma ficha de contagem, inclusive suportando o estoque particionado em almoxarifados, isto facilita anotar e depois digitar o que foi conferido.

O painel na parte direita inferior permite lançar o inventário contado na data e a quantidade contada sem precisar fazer cálculos – o sistema ao gravar calcula a diferença a ser lançada para corrigir corretamente. Há uma limitação de data mínima onde se pode fazer acertos desta forma, para que não se possa alterar dias muito antigos. Ao gravar a tabela na parte esquerda é atualizada, tornando fácil confirmar que o estoque registrado está correto.

IMPORTANTE: se você alterar o estoque pelo inventário em uma data anterior, o estoque final resultante nas datas subsequentes também será alterado, e por isso você vai precisar fazer uma nova contagem na data de hoje e lançar antes de fazer alterações nos cadastros do sistema, para não haver outras inconsistências (por exemplo, se você conta o estoque e segue trabalhando, o estoque já terá mudado quando você lançar, causando novamente incorreções).

Share This