Boleto Híbrido é um formato especial de Boleto Bancário de Cobrança, que contém tanto o Código de Barras e a Linha Digitável, quando o QrCode do PIX. Dessa forma, este tipo de documento pode ser pago de qualquer uma dessas duas formas.
O boleto híbrido tem dois registros junto ao banco:
- O registro convencional, que mantém o título e que é baixado diretamente em caso de pagamento pela linha digitável ou código de barras.
- O registro PIX, que é baixado quando o boleto é pago via QrCode do boleto.
O fluxo via troca de arquivos CNAB é o seguinte:
- A empresa gera o arquivo de remessa, dependendo do leiaute usado não há alterações na remessa entre o boleto híbrido e o normal, pois o banco associa as configurações da conta junto ao banco. Alguns bancos exigem dados na remessa.
- O banco processa a remessa:
- Registra o título convencional – código de barras/linha digitável.
- Registra um PIX dinâmico – gera uma chave PIX somente para o boleto.
- O banco devolve o arquivo de retorno contendo a chave PIX e o TXID para composição do QrCode.
- A empresa carrega o arquivo de retorno.
- A empresa geral o PDF com o QrCode embutido, usando a informação retornada pelo banco.
Para compreensão, a baixa do boleto é feita da seguinte forma:
- Se o cliente paga pelo código de barras, é dado baixo no fluxo normal do boleto convencional. O banco em seguida dá baixa no PIX vinculado ao boleto.
- Se o cliente paga pelo QrCode do PIX, o banco dá baixa no PIX, então localiza o boleto vinculado e dá baixa no boleto.
- O arquivo de retorno devolve que foi pago, e nos detalhes o modo de pagamento.
- Então na prática para o banco cada cobrança tem dois documentos vinculados: boleto convencional + PIX dinâmico, ambos representados no mesmo leiaute de boleto híbrido, e a baixa de um baixa o outro.
Dessa forma, no Lemure:
- O boleto híbrido precisa ser HOMOLOGADO junto ao banco emissor, conforme as configurações da conta do cliente.
- Se a empresa tentar gerar o PDF do boleto antes de ler o retorno, será gerado SEM QRCODE.
- É recomendado que a empresa solicite à sua agência que configure sua conta para múltiplos retornos. Isso habilita, em alguns bancos, 3 retornos por dia, ou um retorno em até 1 hora a cada remessa enviada. O comportamento normal é o banco devolver os retornos do dia anterior apenas no começo do dia.
- O arquivo de retorno, gerado após o pagamento, devolve a Baixa do título normalmente, e nos detalhes a ocorrência se foi pago via PIX ou via código de barras.
Configurações
Primeiro ative a opção Incluir dados PIX nos boletos, em Configurações, Opções Gerais, aba Cadastros.
Depois ative na carteira que tiver sido homologada junto ao banco para boleto híbrido.
- O processo de homologação consiste em configurar a carteira no sistema, gerar uma amostra de 1 a 10 boletos PDF + arquivo de remessa, e enviar ao setor responsável do banco, para validação dos dados.
- A ativação deste módulo requer assinatura do módulo de integração bancária.
Na carteira, marque a opção “Boleto Híbrido com Qrcode do PIX”, na primeira aba.
Geração do Boleto Híbrido
As opções para visualizar, gerar o PDF, imprimir são iguais ao boleto normal.
No cadastro de Títulos Emitidos, na aba Cobrança, agora existe o campo Chave PIX, que será preenchido apenas pelo arquivo de retorno do banco.
Na tela de Remessa de Títulos, no final tem uma coluna nova “Tem Chave PIX” para ficar fácil de saber quais títulos estão ok para serem enviados como híbrido.
Na tela de Retorno de Títulos, no final tem uma coluna nova “Chave PIX TXID”, onde exibe o valor retornado pelo banco no registro do título. Quando clicar em Atualizar nesta tela, o sistema grava essa informação no campo Chave PIX.
Se houver Chave PIX, o PDF do boleto é exibido com QrCode, se faltar a Chave PIX o boleto é exibido normalmente sem o QrCode.
- A informação Pix copia e cola é colocada no boleto para permitir que o cliente copie e cole no programa do banco, em situações onde não consegue ler o QrCode.
- Por exemplo, se ele tem o PDF no celular e tenta pagar pelo mesmo celular.
Até o momento (2025) o PIX do boleto híbrido aceita somente pagamento até o vencimento, ou até um dia antes do vencimento, dependendo do banco. Após isso será possível pagar apenas pelo código de barras.