Na licença Extintores, o sistema permite cadastrar os Selos do INMETRO, que são usados para indicar a sequência de inspeção. Os selos são emitidos com numeração controlada em lotes.

O sistema de registro individualizado de selos do INMETRO é atualizado quando se faz o registro do Lote comprado. O sistema passa a fazer controle de cada selo: se foi utilizado, se foi cancelado, se não foi utilizado, e se não foi utilizado e está vencido na data de hoje.

A partir disso o sistema monta o relatório de estoque de selos e permite ativar a configuração de alerta de estoque abaixo do mínimo.

  • Em Cadastro de Usuários, notificações, marque “Notificar quando os Selos do INMETRO estiverem com Estoque abaixo do Mínimo”, que ativa o alerta na tela principal para o usuário.
  • Em Configurações Gerais na aba “Extintores” utilize a opção “Estoque mínimo de Selos do INMETRO”, isto indica quando alertar para recompra.
  • Em Consulta Selos do INMETRO o relatório 5 – Estoque de Selos indica a utilização dos estoques de selos.

Um selo só entra no cálculo do estoque de selos se foi primeiramente registrado um lote de selos comprado compreendendo o intervalo.

Os principais cadastros relacionados a isso são, na pasta Extintores:

  • Cadastro de Selos do INMETRO: informe o primeiro e último selo do lote e a data e compra e validade.
  • Cadastro de Inspeção de Extintores: a cada inspeção realizada, informe o selo do INMETRO para baixa de estoque.
  • Cadastro de Selos Cancelados: se um selo foi danificado ou perdido, informe o número, a data e o motivo.
  • Consulta Selos do INMETRO: relatórios que permitem consultar onde cada selo foi usado ou perdido, ou se o lote venceu com selos ainda por usar.

Em Consulta Selos do INMETRO, os relatórios mais importantes são:

  • 0 – Consulta Padrão: relatório que mostra os lotes, sua situação geral, total de selos, quantos foram cancelados e usados e o saldo final.
  • 1 – Listagem de Serviços Prestados: relatório que mostra onde cada um dos selos do lote foram usados, e quais não foram encontrados, para conferir se faltou baixar algum.
  • 5 – Relatório de Estoque de Selos: esta consulta mostra um ficha com o total de selos agrupando todos os lotes.

Dessa forma, caso haja divergência de estoques, é recomendado:

  1. Verificar no relatório 5 se há divergência de saldo.
  2. Se houver divergência, verificar na consulta padrão qual dos lotes de selos está divergente, e se é para menos ou para mais.
  3. Depois faça acerto do estoque dando baixa se necessário no lote ou nos selos cancelados.

Observação: uma forma simples de dar baixa no lote inteiro é colocando a data de validade do lote = a data de acerto do estoque -1 dia. Isso fará o sistema desconsiderar dali pra frente o saldo como estoque indisponível, sem afetar os selos já usados.

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