Esta tela pode ser acessada na pasta Integrações no Lemure, ícone Exportar Endereços.

A função de Exportar Endereços inicialmente havia sido criada para permitir exportar dados de terceiros para o etiquetador de escritório dos correios, que gerava etiquetas e envelopes para correspondência. Porém como este programa não existe mais, fizemos uma reavaliação e ajustamos esta tela para outra função: mapas. Isto foi possível com a evolução principalmente do Google Maps e Maps Api, que nos permitiu incluir ferramentas adicionais, úteis para CRM.

A tela de exportação de endereços possui diversos filtros para permitir gerar arquivos, por exemplo, com grupos de clientes ou clientes a partir de lotes de notas fiscais faturadas.

São exportados a partir desta tela: nome, endereço, telefone, e-mail, latitude e longitude, se disponíveis.

  • A função de localização geográfica, que busca latitude e longitude de um endereço, deve ser ativada pela licença e é um módulo adicional do Lemure, com assinatura separada.
  • Ao ativar esta função, nas telas de endereço aparecem ambos os campos na parte de baixo da tela, além de funções adicionais no botão Buscar CEP.
  • A latitude e a longitude podem ser buscadas a partir do endereço textual, ou preenchidas manualmente.
  • Existe também um processo para configurar esta informação em todos os endereços do sistema, caso o modo de geoposicionamento esteja ativo.

Existem dois formatos principais para exportar endereços:

  • CSV – texto separador por vírgulas.
  • KML – xml de geolocalização usado pelo google maps e outros programas GIS (sistema de informação geográfica).

Ambos os formatos podem ser usados para finalidades diversas: você pode importar os CSV em diversos programas, gerar planilhas, usar para gerar etiquetas em certos programas especializados, etc. Ambos os formatos servem aos sistemas de informação geográfica, como o Google Maps.

Para criar mapas personalizados no Google My Maps:

  1. Abra o site: https://www.google.com/intl/pt-BR/maps/about/mymaps/.
  2. Clique em Iniciar, faça login na sua conta do google.
  3. Em seguida clique no botão +Criar um Novo Mapa.
  4. Ao criar um mapa, aparecem camadas na parte esquerda em um quadro flutuante, você clica na camada e em Importar.
  5. Selecione o arquivo CSV ou KML gerado pelo Lemure e confirme.

Existe uma limitação para que não sejam importados mais do que 2.000 endereços por vez, se desejar criar um mapa grande, será recomendado criar mais de um arquivo e importar em camadas diferentes, ou criar mais de um mapa.

App do Maps no Android: para ver seus mapas salvos, vá no app do Maps no Android, clique em Salvos na barra inferior, então embaixo no botão Mapas.

Google Drive: os mapas ficam salvos no seu Google Drive, geralmente na pasta raiz, como arquivos de mapas, e podem ser editados com dois cliques.

Limites

Com o formato CSV você precisará informar na importação quais colunas têm os dados de endereçamento, quais usar para dar nomes ao balão no mapa, e quais têm latitude e longitude, se houver.

O formato KML é amplo, mas o Google Maps usa apenas uma pequena parcela das possibilidades do arquivo, por isso geramos este arquivo conforme estas limitações.

Com o formato KML se torna mais prático, mas existe que exista o módulo de geolocalização ativo no Lemure. Como esta função de buscar latitude x longitude depende de serviços de terceiros, este é um módulo pago à parte e sujeito a uma média razoável de cota de uso. Normalmente limitamos a um uso global máximo mensal somando todos os clientes, quando excede a cota o cliente precisa contratar um plano com cota personalizada (fora da cota comum).

Se você tiver outras necessidades a respeito, podemos fazer uma análise e orçamento para um desenvolvimento customizado com base nisso.

Por isso é útil?

Principalmente para representantes de venda ou planejamento de CRM, onde você deseja visualizar seus clientes por localidade, ou planejar rotas ou ainda usar seu GPS do celular para localizar rapidamente a rota para um certo cliente. Isto torna o acesso independente do sistema, e permite separar os clientes por região. Uma vez importado, o mapa é visível no app do seu celular.

Exemplos:

  • Crie um novo mapa de clientes da cidade A e da cidade B.
  • Crie um novo mapa para seus clientes como representante, outro representante da mesma empresa criará outros mapas.
  • Crie uma apresentação gerencial, mostrando todos os clientes da empresa e sua distribuição geográfica.
  • Tendo acesso ao mapa personalizado, você pode planejar rotas de visitação como faria em qualquer outro mapa.

Como é compatível com diversos GIS, e muitos deles tem seus próprios BI, é possível usar estes dados para diversas análises ou facilidades externas ao sistema.

 

Share This