Emissão de notas fiscais de consumidor NFC-e

NFC-e é a nota fiscal eletrônica para consumidor, ou cupom fiscal eletrônico. Isto substitui o cupom fiscal e a impressora fiscal.

Para acessar a emissão de NFs abra o sistema, vá em Faturamento (ou favoritos) e abra o ícone “Notas fiscais emitidas”.

Primeiro nós precisamos cadastrar o cliente, em cadastro de terceiros. Como para emissão de NFC-e não é obrigatório apontar o cadastro completo do consumidor, preenchemos somente os itens básicos, suficientes para termos um cliente/terceiro genérico “consumidor” a ser usado neste tipo de vendas. Isto é necessário porque o sistema requer de algumas informações básicas para saber como tributar a NF. Para situações de consumidor identificado, faça o cadastro do terceiro completo normalmente como faz para qualquer NF ou pedido.

Então, para consumidor genérico não identificado, no cadastro de terceiros, informe:

  • nome como “CONSUMIDOR”.
  • no campo de “Atividade Principal”, deve ser cadastrado como “consumidor final” (isto deve ser feito para ambos os casos – consumidor identificado ou não).
  • no cadastro do endereço do CONSUMIDOR, em nome da rua colocamos um ponto (.), indicamos o código de IBGE da Cidade, e o CEP da própria loja.
  • verificar a natureza de operação (CFOP) e a série a ser usada (no Rufus Lemure geralmente usamos série 65 ou 200, e geralmente CFOP de código 5102 ou 5405).

No cadastro da NFC-e:

  • indique o terceiro cadastrado – pode ser o terceiro identificado ou o “consumidor” genérico criado anteriormente.
  • indicar os produtos na tabela, a quantidade, valor (caso não esteja já gravado no cadastro do produto). Os produtos precisam estar cadastrados previamente em cadastro de produtos e serviços.
  • na aba de “Dados adicionais”, marcar a opção de frete como “Sem frete”. Estes valores podem ser previamente fixados no cadastro do terceiro, na aba financeiro/faturamento.
  • passando para a aba “Fatura”, indicamos a condição de pagamento, por exemplo, “A vista”. As condições devem estar cadastradas previamente, ou você pode configurar manualmente a cada vez.

Clicar no botão “Gravar” e após no botão “Ações”, em seguida “Enviar notas fiscais para o servidor de NFC-e da Sefaz…”. Após processar, o sistema exibe um retorno de mensagem indicando que a NFC-e foi enviada com sucesso, ou erros a verificar. Após isto basta fazer a impressão da NFC-e, clicando no botão de imprimir.

Se você receber um erro de comunicação, tente transmitir novamente, caso receba o aviso de “chave duplicada”, basta ir em ações, consultar situação na SEFAZ. Isto faz o sistema sincronizar o xml da NF-e com a SEFAZ. Isto ocorre quando ao enviar uma NF-e, antes de o sistema receber o retorno do processamento, a SEFAZ cortar a comunicação – daí o sistema não sabe se o processamento terminou corretamente.

Notas Fiscais de Terceiros

Dependendo da sua edição do sistema (licença) você terá acesso ao ícone de lançamento de NFs de terceiros, normalmente compras.

Basta abrir o ícone “Notas fiscais de entrada” em Faturamento. Se a NF for física (convencional) é preciso digitar todos os dados. Se for uma NF eletrônica basta importar o xml, no botão Ações “Importar NF-e…”. O sistema faz duas perguntas: sobre verificar a validade da NF-e e sobre apagar o arquivo após a importação. Em fornecedor de sua confiança pode marcar “não” na validação e se você quiser guardar o xml fora do sistema clique também em não sobre apagar o xml após importar.

Após importar ou digitar, você precisa verificar se a importação trouxe todos os dados corretos, e se for necessário ajustar as divergências. Então é só clicar no botão gravar.

Antes de importar o xml da NF de entrada, será necessário ter o cadastro do terceiro com o CNPJ correspondente em cadastro de terceiros, assim como os produtos precisam estar cadastrados com código coincidente a mesma. Alternativamente, se você tem um produto com vários fornecedores, você pode usar um código interno no cadastro e depois vincular a referência aos fornecedores pelo cadastro de Produtos por Terceiro.

Movimentos de estoque

Para consultar rapidamente, aumentar ou reduzir o estoque por produto, basta abrir o ícone em “Cadastros gerais”, “Movimentos de estoque”, e informar o código de produto.

Para consultar mais itens, selecione “Movimento de estoque”, após clique em consultar e escolhe o tipo de relatório que deseja.

A consulta pode ser subdividida em grupos de produtos, ou é possível consultar o estoque completo não especificando qual produto ou apenas especificando o produto que deseja saber o estoque.

Share This