Esta ferramenta permite listar as notas fiscais eletrônicas emitidas para o CNPJ da empresa.
São ignoradas NFC-e e NFS-e, sendo considerada somente a NF-e Nacional, para qualquer Estado/UF.
Devido a limitação na função de consulta da SEFAZ, a consulta é limitada aos últimos 15 dias ou 50 documentos, portanto é importante cuidar do seguinte:
- Fazer a consulta regularmente, pois mesmo que documentos mais antigos venham a ser ignorados, eles são processados, causando maior lentidão na consulta. Sugerido fazer isto diariamente ou uma vez por semana.
- Não fazer a consulta mais de uma vez por hora, pois existem controles no servidor da SEFAZ para usar consumo indevido da infraestrutura de webservices (para evitar uso em excesso), e se você repetir demais a consulta em intervalos de tempo curtos, poderá receber o alerta de “uso indevido do webservice” e ficar impossibilitado de pesquisa por algumas horas.
A ferramenta permite ainda importar o Xml da NF de Terceiros diretamente do servidor da SEFAZ, porém para isto é necessário primeiramente fazer o procedimento de manifestação do destinatário, no site Portal Nacional da NF-e, menu Serviços, Manifestação Destinatário. Ao fazer a manifestação, você poderá fazer o download automático e a importação, usando o menu do botão direito do mouse sobre o grid: http://www.nfe.fazenda.gov.br/, nesta tela.
* Obs: esta ferramenta é experimental, e ainda não permite executar os procedimentos de manifestação do destinatário, por meio dos quais será possível dar ciência da operação, ou indicar desconhecimento – por enquanto é necessário fazer pelo site, futuramente será liberado para fazer tudo por aqui. Há uma previsão de troca de leiaute da função da SEFAZ na metade de 2017.
A tela é bastante simples, e as funções se concentram no menu de contexto do grid.
O botão de consulta faz a pesquisa no servidor da SEFAZ, exibindo a situação da NF-e quanto a cadastro no ERP, situação geral na SEFAZ e situação de manifestação do destinatário na SEFAZ.
Ainda, a opção em tela para “ignorar documentos já listados anteriormente” armazena o último NSU (número de controle que cada NF-e tem na SEFAZ), para limitar a consulta e tornar mais rápido o processamento.