O Rufus Lemure utiliza-se de uma metodologia de controle de produção baseada em roteiros de produção estabelecidos e sequenciais, ou opcionalmente de registro de horas sem roteiro (escolhido pelo operador que executar a produção, ou de forma manual pelo gerente do PCP).

Isto implica em duas configurações possíveis do cenário.

  • Cada produto possui um roteiro de produção estabelecido, com a sequência correta das operações.
  • Não há roteiro de produção definido, mas há uma ou várias operações, e a escolha da operação necessária é feita manualmente baseada em projeto impresso.

Cada produto possui um roteiro de produção estabelecido, com a sequência correta das operações

Neste cenário o controle é mais completo, pois o Sistema tem como saber qual operação conclui a tarefa. Neste caso as diárias de operação que forem fim de roteiro*** ou que estiverem marcadas como fim do item** contabilizam o estoque do produto principal, e a situação é controlada da seguinte forma: se não houver mais saldo a produzir ou se houver um item marcado como fim do item** está concluído. Se não houver fim do item** contabiliza somente o saldo dos itens de fim de roteiro***.

Características: permite controle de saldos de produção e o encerramento da produção com quantidade produzida menor que a necessária.

Para ativar: vá em Configurações, Cadastros, e desmarque a opção “Desconsiderar o Roteiro de Produção”.

Indicado para: controle de produção mais afinado, em empresas que possuam roteiro de produção dos seus produtos já definidos. Ex: empresas em geral de produção de itens em série.

Não há roteiro de produção definido, mas há uma ou várias operações, e a escolha da operação necessária é feita manualmente baseada em projeto impresso

Neste cenário o controle é mais simples e passível de erros humanos, pois o Sistema não tem como saber qual operação conclui a tarefa. Qualquer operação pode concluir a tarefa e nem todas precisam ser executadas. Neste caso as diárias de operação nunca são fim de roteiro*** e as que estiverem marcadas como fim do item** contabilizam o estoque do produto principal, e a situação é controlada da seguinte forma: quando o saldo é menor ou igual a zero, está concluído. Se não houver nenhuma marcação de fim do item** nas diárias, o total produzido sempre é zero. Para baixar itens que ainda tem saldo, e o saldo será cancelado, devem ser usados os comandos na própria ordem.

Características: permite controle de saldos de produção e o encerramento da produção com quantidade produzida menor que a necessária, permitindo controlar saldos parciais. Permite (através da ordem diretamente) baixar itens parciais em definitivo (saldo cancelado).

Para ativar: vá em Configurações, Cadastros, e desmarque a opção “Desconsiderar o Roteiro de Produção”.

Indicado: para controle de produção simples, somente com registro de horas, em empresas que estejam iniciando o processo de controle da produção ou que tenham processos muito heterogêneos e produtos que não se repitam em suas características. Ex: matrizarias.

Conforme o objetivo e o nível de controle desejado pela empresa, é usado um dos dois cenários. O primeiro normalmente é usado em empresas com processo mais coeso e o segundo em empresas com processo mais heterogêneo ou em empresas que estejam iniciando o controle de produção nas etapas iniciais.

Notas:

* todas as diárias, sejam quais forem as operações, contabilizam estoque dos materiais.

** opção da diária de produção “esta operação termina a produção do item” marcada

*** fim do roteiro – é a última operação do roteiro de produção

Observações

Para não corromper a compatibilidade do Rufus Lemure em uma situação de troca de configuração, levando-se em conta que provavelmente qualquer empresa que comece com o controle simples, em algum momento desejará passar ao controle mais completo, as ordens de produção não podem levar em conta somente a configuração atual.

Desta forma, quando a Ordem é gerada, o sistema avalia qual a configuração atual, e então esta é gravada na Ordem, sob o campo “Fim Roteiro” nas operações da Ordem. Da mesma forma o roteiro é gravado nesta hora e não pode ser mais alterado, deixando de ser vinculado ao roteiro atual do produto, mesmo que este seja modificado.

Assim, uma Ordem gerada pela configuração do modo 1) será sempre do modo 1), ainda que seja ativado o modo 2). As Ordens geradas podem “conviver” tranquilamente no banco de dados, seja qual for a configuração “atual”.

Nota: para saber a forma sob a qual a Ordem está, basta avaliar se o campo “Fim Roteiro” no grid demonstrativo de operações está indicando “Fim Roteiro”, “Sim” na linha das operações. Neste caso está no modo 1) completo. Se estiver em branco, está no modo 2) mais simples, sem roteiro. A informação de “Zerar saldo” continua da mesma forma, funcionando conforme descrito mais acima.

Share This