Os tópicos abaixo demonstram como fazer as configurações iniciais para utilização do módulo de Produção no Rufus Lemure.

Cadastros básicos

Na primeira etapa são preparados os cadastros básicos, ou seja, são configuradas as informações necessárias ao processo produtivo rotineiro. É preciso configurar os seguintes itens:

  • Turnos/Horários de trabalho da empresa;
  • Funcionários do setor produtivo e operadores de máquinas;
  • Vincular nos funcionários os números cartões de ponto;
  • Operações de produção que são executadas pela empresa dentro do seu processo produtivo (exemplo: cortar, frezar, lixar);
  • Cadastro de máquinas, caso seja empregadas máquinas na produção de algumas operações;
  • Vincular quais operadores podem operar quais máquinas e quais operadores e máquinas podem fazer determinada operação;
  • Cadastro de Produtos prontos (os itens que são produzidos);
  • Roteiros de produção, ou seja, indicar para cada produto qual a sequência de operações devem ser realizadas.

Configurações adicionais

Esta etapa engloba configurações adicionais, somente se a Empresa deseja usar controle de estoque e registro de materiais consumidos na produção.

  • Cadastro de Materiais (componentes e matéria-prima);
  • Estruturas de Produtos, para indicar quais os materiais são empregados na produção de cada Produto Pronto.

Início do processo produtivo

Estando tudo configurado, o Rufus Lemure está apto a ser usado para a seguinte cadeia produtiva.

Operacional

  • Registro de pedidos de venda de clientes;
  • Geração de ordens de produção à partir dos pedidos de venda;
  • Liberação das ordens para produção;
  • Registro de horas trabalhadas em interface simplificada própria para compatibilidade com os cartões de ponto com código de barras;
  • Fechamento das ordens, registro dos materiais empregados (se for o caso)
  • Liberação das ordens para faturamento;
  • Faturamento dos pedidos vinculados às ordens liberadas.

Gerencial

  • Consultar as ordens pendentes e sua situação atual, conforme o registro de horas;
  • Planejar as compras conforme as ordens abertas (se for feito controle de recursos/estoques);
  • Consultar carga trabalhada por máquina, operação, funcionário ou produto pronto;
  • Avaliar o comprometimento % da capacidade produtiva em comparação como que está sendo realmente feito.
Share This