* Este resumo serve para padronizar o processo e orientar os usuários.
Quando for feita uma alteração de registro dos extintores, no sentido de mover entre clientes (caso de registro errado) ou mover de posição dentro de um mesmo cliente, deve ser observada a lógica de manter sempre o registro/histórico das alterações, para facilitar uma possível auditoria ou rastreamento.
Desta forma, faz-se um dos seguintes processos:
- Trocando o extintor dentro de um mesmo cliente (troca de posição)
- Movendo o extintor de um cliente para o outro (erro de registro)
- Alterando dados dos extintores (erros, ou mudanças)
Trocando o extintor dentro de um mesmo cliente (troca de posição)
Pode-se usar a ferramenta de transferência “Mover Extintores”, ou ir no “Cadastro de Inspeção de Extintores de Incêndio”.
- Indo no cadastro dos extintores, basta encontrar a última inspeção do extintor
- Clicar o botão bloquear ( – a tela vai ficar toda vermelha)
- Então clicar em NOVO. O sistema irá sugerir uma nova inspeção, com os dados da anterior
- Clique novamente no botão bloquear, a tela volta a ficar com a cor normal, porém o ícone marcador de estado está cinza, e o número da inspeção é um número novo
- Clique gravar
Após isso você terá dois registros para o extintor: o original, na posição anterior, e o novo, na posição nova. Se for preciso fazer a troca, por exemplo o extintor 1 vira o 2 e o 2 vira o 1, é preciso alterar a inspeção anterior de cada um para movido, após fazer o processo descrito em ambos os extintores. Desta forma, o histórico vai ficar: extintor 1 movido, extintor 1 na nova posição 2 – extintor 2 movido – extintor 2 na nova posição 1.
Cadastro de Inspeção de Extintores
Obs: como é uma operação mais complexa, é fortemente aconselhável usar a ferramenta “Mover Extintores”, que faz todo o processo por você, apenas indicando “de onde para onde” – esta ferramenta pode ser acessada pela pasta Extintores, ícone “Mover Extintores”.
Ferramenta para Mover Extintores
Movendo o extintor de um cliente para o outro (erro de registro)
Neste caso será movido o extintor 1 do cliente X para o extintor 1 do cliente Y. Serão mantidos ambos os registros, para garantir rastreabilidade, afinal, nada impede que tenha sido cometido outro engano ao mover novamente, então é importante manter a sequência dos fatos.
Para alterar o registro original:
- Vá no “Cadastro de Inspeção de Extintores de Incêndio”. Basta encontrar a última inspeção do extintor
- Alterar a situação para “98 – MOVIDO”, e gravar
Para criar o novo registro:
- Então clicar o botão bloquear ( – a tela vai ficar toda vermelha)
- Então clicar em NOVO. O sistema irá sugerir uma nova inspeção, com os dados da anterior
- Clique novamente no botão bloquear, a tela volta a ficar com a cor normal, porém o ícone marcador de estado está cinza, e o número da inspeção é um número novo
- Altere a situação para “1 – Aprovado”, o cliente para o código correto, e clique gravar
Após isso você terá dois registros para o extintor: o original, na mesma posição anterior, e no cliente anterior, e o novo na posição idêntica, e no cliente novo. No histórico vai ficar: extintor 1 do cliente X movido, e extintor 1 do cliente Y aprovado. Maiores detalhes necessários, como descrição dos motivos, basta adicionar nas observações.
Alterando dados dos extintores (erros, ou mudanças)
Via de regra, altera-se inspeções SOMENTE quando forem informações complementares ou erradas, como observações, ou marca/tipo do extintor registrado errado. Caso contrário SEMPRE deve ser feita uma nova inspeção, ainda que repita alguns dados da inspeção anterior.
O Rufus Lemure trabalha por padrão com banco de dados Access por ser mais rápido, pequeno e fácil de gerenciar, porém para volumes de dados maiores comporta bancos SQL Server ou MySQL, que são projetados para volumes consideráveis de dados, portanto, não há razão para não manter todos os dados do histórico sempre à mão.