O Rufus Lemure suporta pesquisas com curingas, nos campos onde a pesquisa é por critério aproximado. Ou seja, isto se aplica a filtros em campos como nomes, descrições, observações, etc., onde o sistema busque partes de palavras ou frases.

O normal é você pesquisar, por exemplo desejando localizar a empresa “CLIENTE TESTE ABC”, digitando apenas “abc” ou “teste a”, e o sistema localiza todos os registros que correspondem.

Imagine a situação em que você digitou a placa de um veículo nas observações de um pedido de venda, e deseja localizar o mesmo pela placa. O caminho óbvio seria abrir a pesquisa rápida de pedidos de venda, então no campo de filtro “obs” digitar a placa desejada, como “abc-1234”.

Mas imagine se você não sabe se foi digitado “abc-1234”, “abc 1234”, “abc1234” ou um erro de digitação, como “abc/1234”.

Usando o recurso dos curingas é possível resolver isso: pesquisando o exemplo do texto “ABC-1234” e suas variações, é possível localizar assim:

  • digitar “abc_1234” na caixa de busca, sendo que o “_” funciona como curinga para 1 caractere (se você digitar “__” vale para 2 caracteres, e assim por diante) – o sistema vai encontrar variações como “abc-1234”, “abc 1234”, “abc/1234”.
  • digitar “abc%1234” na caixa de busca, sendo que o “%” funciona como curinga para N caracteres – vai achar variações como “abc-1234”, “abc 1234”, “abc/1234”, “abc1234”, a diferença é que se tiver um texto longo, por exemplo começando com ABC, depois umas 400 letras e no final 1234, com o “%” o sistema vai considerar que achou também, mas funciona mesmo assim, é só ir filtrando os resultados até achar o registro desejado.

Estes caracteres curingas permitem consultar, por exemplo, “maria” “qualquer texto” “da silva”, daí digitando na filtragem “maria%da silva” localizaria registros como “maria santana da silva”, “maria da silva”, “maria joaquina da silva” e outras variações que casassem começo e fim da pesquisa.

Share This