O sistema precisa ser inicialmente configurado para o correto acesso aos dados.
Há suporte para vários tipos de bancos de dados, e se um banco de dados em branco for criado, será necessário informar os dados de licença no primeiro acesso.
As configurações são armazenadas por usuário, e em um ambiente de TS poderão ser informadas globalmente.
Como configurar
- Acesse a tela de Logon, que é a tela onde são selecionados o banco de dados (empresa) a abrir, o usuário e a senha.
- Na esquerda, parte inferior da tela, existe um botão, que dá acesso a uma tela de configurações.
Tela de Logon – clique no botão na parte esquerda inferior
Tela para Configurar as Conexões de Dados
O funcionamento desta tela é descomplicado, embora seja necessário conhecer o conceito de conexão dos dados, e entender minimamente os parâmetros de acesso.
Na lista “configurar base de dados”, deve ser selecionado o número do banco de dados que deseja configurar. Estes números são como IDs pré-definidos e valendo apenas localmente, ou seja, um identificador local que diz quem é o banco 1, quem é o banco 2, etc. Os números podem ser saltados sem problema. Apenas selecione o que deseja configurar.
Logo abaixo são exibidos os campos de acesso ao banco de dados. Estes campos variam, se você está configurando um arquivo de dados, como o Microsoft Access, ou um verdadeiro servidor de dados, como SQL Server ou MySQL. Cada tipo de banco de dados tem seus parâmetros de conexão e a tela se configura de acordo.
Os campos de conexão serão um ou mais destes:
- Servidor: endereço IP numérico de rede ou o nome do servidor que contém o banco de dados. Em bancos mais novos, como o SQL Server 2014 em diante, é necessário usar “computadorinstância de processo”, como por exemplo “NOMEDOCOMPUTADORSERVIDORSQLEXPRESS”.
- Identificação do Driver: é o programa intermediário que faz a conexão entre o Rufus Lemure eu servidor de dados. Deixando em branco o sistema utilizará o Driver padrão para cada banco de dados, porém em algumas situações é preciso instalar manualmente o Driver correto, e conhecer seu identificado. Por exemplo: “SQL Native Client;”.
- Usuário e Senha: dados de acesso do banco de dados. É importante salientar que não são os usuários do Rufus Lemure. O sistema utiliza um usuário e senha padronizado para todos os acesso ao banco de dados, e um usuário e senha internos para acesso aos recursos do Rufus Lemure. Aqui são os parâmetros gerais de acesso ao banco, não ao sistema. Ocasionalmente, você poderá desejar criar vários usuários e senhas de banco de dados, um para cada computador, mas isso não é necessário.
Portanto, para configurar os parâmetros, basta selecionar o número do ID de conexão a configurar, informar o tipo de banco de dados e os parâmetros solicitados, e então clicar em Gravar para salvar os dados. Para zerar a configuração clique em Limpar e em Gravar.